O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), voltada à conscientização do consumidor final para as vantagens da fibra natural, acaba de ganhar o engajamento da Lojas Renner S.A., maior varejista de moda do Brasil. A parceria foi anunciada pelo presidente da entidade, Arlindo de Azevedo Moura, no dia 4 de dezembro, e será oficializada na próxima quarta-feira (6), durante o jantar de confraternização que a associação tradicionalmente promove em Brasília, para encerramento das atividades do ano. Com a parceria, Abrapa e Lojas Renner S.A. implementarão ações para divulgar o movimento em suas plataformas institucionais.
O Sou de Algodão foi lançado no ano passado pela Abrapa, durante a São Paulo Fashion Week (SPFW). Estrategicamente, ele visa tanto a promover o algodão, quanto a fomentar negócios na cadeia de valor, tornando seus integrantes mais competitivos. Para o consumidor final, o movimento é focado na educação, conscientização e informação sobre os diversos aspectos da fibra, como a forma como é produzida, geração de riquezas, suas pegadas ecológicas e sociais, além de moda, atitude e maneiras de cuidar das peças feitas a partir dessa matéria-prima.
A parceria com a Lojas Renner S.A. é parte das ações para tornar o movimento conhecido pelo grande público. "O cliente que navegar no site da Renner, a partir de 2018, vai encontrar a logomarca do Sou de Algodão dentro da área do portal destinada à sustentabilidade", explica Arlindo Moura.
Segundo o presidente, mais do que uma oportunidade de favorecer o comércio de produtos de confecção feitos de algodão, agregar a varejista ao movimento é uma grande conquista, pelas muitas afinidades conceituais. "A Renner é uma empresa nacional, comprometida com a sustentabilidade, que tem produtos para todos os públicos, valoriza a diversidade e se propõe a encantar clientes. Seu slogan – Você tem seu estilo, a Renner tem todos – possui grande afinidade com os atributos do algodão que enfatizamos no movimento, porque o algodão é isso, uma matéria-prima versátil, com personalidade, que vai do casual ao luxo e que conta uma história", diz Moura, enfatizando que o Brasil é hoje o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo, chancelado pela Better Cotton Iniciative (BCI), que, no país, atua em benchmarking com o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), da Abrapa.
“Ficamos felizes em firmar esta parceria com o Sou de Algodão, promovendo uma matéria-prima que é tão importante para o país e para o varejo têxtil. Somos uma companhia brasileira que preza pelo desenvolvimento e pela promoção do que o Brasil tem de melhor. Esta parceria integra uma série de ações da Lojas Renner no sentido de construir uma moda responsável e sustentável”, afirma o diretor presidente da Lojas Renner, José Galló.
Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. é a maior varejista de moda do Brasil. Além da Renner, é formada pela Camicado, líder no segmento de casa e decoração, e também pela Youcom, especializada em moda jovem. Hoje são mais de 500 lojas em operação, considerando os três formatos de negócio no varejo. A companhia está presente em todas as regiões do Brasil e, em 2017, deu mais um passo importante ao inaugurar as primeiras lojas da Renner no Uruguai.
Target
A meta do Sou de Algodão é incentivar o consumidor final brasileiro a usar mais algodão, o que gera uma demanda maior pela fibra no mercado têxtil, e, consequentemente, incentiva os designers e as marcas a produzir mais peças com a matéria-prima, incrementando o consumo no mercado interno. A projeção da Abrapa é de um acréscimo de dez pontos percentuais em cinco anos. Na primeira etapa, o movimento concentrou esforços no diálogo com os profissionais que criam moda e estabelecem tendências, assim como em formadores de opinião, em especial, estilistas, empresários de moda e os digital influencers. Na fase atual, o alvo foi ampliado, chegando mais perto do consumidor final, através das parcerias com as marcas.
Já abraçaram o Sou de Algodão, como apoiadores institucionais, Associação Brasileira dos Designers de Moda (Abest), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e Etiqueta Certa. Também integram o movimento as marcas Appel, Bordana, Cor com Amor, Estyllus, Highstil, Instituto do Bordado Filé, Love Secret, Martha Medeiros, Mon Petit e Norfil.