Pesquisadores e autoridades do setor de recursos hídricos e pesquisa agropecuária de várias entidades vão se reunir na próxima terça-feira, 03 de abril, em Goiânia, para discutir os problemas enfrentados pelo setor produtivo, que afetam diretamente os produtores rurais e, indiretamente, toda a sociedade: a escassez hídrica e a insegurança na cadeia produtiva.
O encontro “Diálogo: Irrigação e Sustentabilidade em Goiás” é promovido pela Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova Sustentável), e deve reunir grandes autoridades no setor de recursos hídricos como o pesquisador e supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues; o coordenador de Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas (ANA), Wagner Vilella; o professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Demetrios Christofidis; e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, Hwaskar Fagundes.
Com a palestra “Impacto da agricultura irrigada nos recursos hídricos e no meio ambiente”, Lineu Neiva Rodrigues compõe a lista de palestrantes do evento. Lineu é doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em engenharia de irrigação e manejo de água. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Recentemente lançou o livro Agricultura Irrigada – Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável, editado por ele e o gerente-geral de Articulação e Comunicação da ANA, Antônio Félix Domingues.
Para o presidente da Aprova Agricultura Sustentável, Celso Lopes, esse é um momento para diálogo e importantes decisões entre representantes dos agricultores irrigantes, dos órgãos ambientais e de recursos Hídricos, representantes de prefeituras, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa e de Universidades.
Cenário
Os agricultores goianos têm vivenciando seguidos períodos de escassez hídrica, problemas de gestão da água e a criminalização da agricultura irrigada em Goiás, em especial na bacia do Rio Araguaia. Aliado a isso, temos um cenário paradoxal onde cerca de 80% dos pivôs centrais instalados no Estado não contam com licenciamento ambiental da área irrigada, apesar de 85% destes mesmos pivôs serem outorgados, ou seja, captarem água com base nos estudos técnicos e cálculos feitos pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Secima), trazendo insegurança aos produtores rurais quanto à continuidade da atividade e desconhecimento dos impactos ambientais e consequentes medidas mitigadoras necessárias.
A Aprova Agricultura Sustentável entende que a solução passa, em um primeiro momento, pelo diálogo entre os agricultores irrigantes e os órgãos ambientais e de recursos hídricos, com vistas a apontar caminhos a serem seguidos para que esta importante atividade econômica e social continue se desenvolvendo de forma justa e sustentável no Estado de Goiás. O encontro “Diálogo: Irrigação e Sustentabilidade em Goiás” é o primeiro passo do setor produtivo para que se inicie essa discussão e, consequentemente, sejam alcançadas soluções para este entrave em Goiás.
Programação:
8h30 - Abertura e boas-vindas com autoridades
9h - Contextualização do problema hídrico em Goiás - Antônio Celso (Aprova)
9h15 - Atlas Irrigação - Dados da agricultura irrigada no Brasil e no Estado de Goiás - Sérgio Ayrimoraes / Wagner Vilella (ANA)
9h45 – Intervalo
10h - A Irrigação e o Vale do Araguaia - José Roberto Menezes
10h30 - Impacto da agricultura irrigada nos recursos hídricos e no meio ambiente - Lineu Neiva – Embrapa Cerrados
11h - Diálogo para Aprimoramento da Oferta e do Uso dos Recursos Hídricos na Irrigação – Dr. Demetrios Christofidis (UnB)
11h30 - Mesa redonda entre debatedores com participação do público
12h – 13h30 - Intervalo para almoço
Tarde Mediação: Wagner Vilella (ANA)
14h - Gestão da água e do meio ambiente: situação e perspectivas para atuação junto à agricultura irrigada - Hwaskar Fagundes (Secima)
14h20 - Gestão rural: situação e perspectiva dos agricultores irrigantes para solução do problema (Aprova)
15h – Aspectos Jurídicos sobre Outorga, Licenciamento Ambiental e Alternativas Jurídicas para a irrigação - Evandro Grilli, advogado especialista em Direito Ambiental
15h20 - Como o Legislativo pode auxiliar na solução do problema?
15h40 – Intervalo
16h - Mesa redonda entre debatedores
17h - Mesa redonda com participação do público
17h30 – Encaminhamentos
Serviço:
“Diálogo: Irrigação e Sustentabilidade em Goiás”
Data: 03 de abril de 2018
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Auditório Costa Lima – Assembleia Legislativa de Goiás
Alameda dos Buritis, 231 - Setor Oeste, Goiânia – GO
Entrada Franca