John Deere destaca soluções em Pós-Vendas

A empresa foca na disponibilidade de serviços e peças para os clientes

29.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Larissa Trigueirinho

A John Deere conhece as necessidades dos negócios e dos clientes e desenvolve soluções que integram equipamentos, tecnologia embarcada e conectividade. Neste cenário, as soluções em Pós-Vendas, que visam o suporte contínuo da máquina para garantir o máximo de rentabilidade, são uma importante etapa do processo produtivo.

A história do cliente Antônio Celso Ferrari, agricultor e pecuarista de Erechim (RS) ilustra a importância deste tipo de serviço e da proximidade que a empresa tem com os produtores. “Estamos na roça colhendo e estoura uma peça da colheitadeira. Qual é o maior choque que levamos? Olhamos para o tempo e vemos que vai chover. Precisamos arrumar esta máquina o quanto antes. Ligamos lá e eles resolvem o problema na hora. Isso é praxe da John Deere”, conta Ferrari.

O agricultor se emociona ao recordar uma experiência que teve com os serviços de Pós-Vendas da empresa: “Eu lembro o dia em que bati a plataforma da colheitadeira, tinha seguro e eu liguei para eles. Eu precisava colher a soja porque dois dias depois tinha previsão para chover 200 milímetros e isso eu nunca vou esquecer. O que eles fizeram? Eram 18h quando eles recolheram a plataforma para o pátio e às 22h estava pronta. No dia seguinte, eu consegui dar continuidade ao meu trabalho e evitar a perda”.

A estrutura da John Deere para Pós-Vendas conta com a maior rede de concessionários agrícolas do Brasil. Os mais de 250 pontos de vendas oferecem serviços de manutenção e otimização capazes de manter o rendimento operacional dos equipamentos durante toda sua vida útil. São mais de 600 profissionais de Pós-Vendas, que passaram por preparação específica nos treinamentos da empresa, além de todo o ferramental para reparo e diagnósticos precisos. “É importante a disponibilidade desta rede de técnicos, pois cada dia de atraso no processo produtivo representa a perda de produtividade da cultura por hectare”, destaca Maurício de Menezes, supervisor de Marketing de Pós-Venda da John Deere Brasil.

Outro fator de extrema importância para o produtor é a disponibilidade de peças e para garantir essa maior disponibilidade e melhor experiência do Cliente, a John Deere possui seu Centro de Distribuição de Peças (CDP) para a América Latina, em Campinas (SP). Atualmente, O CDP possui um índice de disponibilidade imediato de 97% na colocação do pedido de Máquina Parada, a peça chega aos concessionários em até 72 horas, em qualquer região do país.

Para que a máquina não tenha problemas ou pare no momento em que o produtor mais precisa, a preocupação da John Deere é que o equipamento já leve a manutenção em consideração desde o seu desenvolvimento. “ Esta medida reduz o custo da intervenção técnica e garante 100% de produtividade. A tecnologia é uma grande aliada neste objetivo”, afirma Menezes.

Ele explica que o ideal é que a manutenção seja programada, conforme os manuais, para que os problemas sejam antecipados e corrigidos a tempo. Neste processo, a John Deere oferece através de sua rede um programa de análise de fluidos para avaliar o funcionamento e detectar possíveis ocorrências, como contaminação ou desgaste.

Inovação contínua

Com uma história marcada pela inovação tecnológica, a John Deere é voltada para pensar e desenvolver inovações que, muitas vezes, não foram ainda nem concebidas. O trabalho é voltado para que os clientes conheçam e controlem seus equipamentos, otimizando a produção e diminuindo os custos.

Uma das ferramentas disponíveis para tornar esse objetivo realidade é o JD Link, solução de telemática para gerenciamento de operações remotamente, que coleta dados e informações em tempo real e proporciona um melhor gerenciamento da frota, em todas as fases do ciclo produtivo.

Por meio da tecnologia do JD Link, o concessionário pode realizar ações como diagnóstico remoto através da verificação de códigos de falhas, otimização da performance dos equipamentos, atualização remota de software, relatórios de dados de máquinas, manutenção preventiva e planos de manutenção recomendados pela fábrica e customizados.

Mais um destaque na área de manutenção para garantir maior proteção e disponibilidade do equipamento é a nova tecnologia de composição do lubrificante Plus-50 II. Antes, as trocas aconteciam a cada 375h e agora são feitas em até 500h de uso do motor, se forem utilizados filtros originais John Deere em motores da empresa.

O lubrificante também proporciona melhor lubrificação e prazo de aplicação comparado aos lubrificantes comuns de mercado, qualificado pelo teste de motores JDQ- 78X, no qual o Plus-50 II foi o único lubrificante para motores “off road” aprovado.

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