Irregularidades em sementes e pesticidas são alvo da Seapi-RS

Ação da Polícia Civil gaúcha ocorreu em três municípios: São Luiz Gonzaga, Rolador e Santo Cristo

06.12.2024 | 08:56 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações da Secretaria de Agricultura

Seis fiscais estaduais agropecuários e três técnicos agrícolas do Departamento de Defesa Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS) participaram da “Operação Piratas do Agro”, realizada nesta semana pela Polícia Civil do estado. A ação teve como foco combater a falsificação e o comércio ilegal de sementes de milho e soja em quatro estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul, os servidores da Seapi atuaram em conjunto com a Delegacia de Polícia de Repressão a Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga e outros órgãos de segurança. As operações foram realizadas em estabelecimentos comerciais nos municípios de São Luiz Gonzaga, Rolador e Santo Cristo. De acordo com o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) da Seapi, Rafael de Lima, foram identificadas irregularidades relacionadas a agroquímicos, incluindo o descarte inadequado de embalagens e o armazenamento irregular de produtos.

Além de atuar na fiscalização, a Seapi ofereceu apoio técnico na identificação das sementes, contribuindo para o combate à comercialização de produtos falsificados. A iniciativa busca garantir a segurança alimentar da população e dos produtores rurais, evitando prejuízos à cadeia agrícola do estado e do país.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025