Integrantes conhecem programas do Denacoop

19.02.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Os componentes da Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário conheceram em detalhes os programas executados pelo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Mapa. Foi durante a 1ª reunião da Câmara realizada nesta segunda-feira (18) de fevereiro.

O diretor do Denacoop, Erikson Chandoha, apresentou as atribuições do Departamento, entre elas a de apoiar, fomentar e promover o cooperativismo e o associativismo rural brasileiros por meio de programas como o Gênero e Cooperativismo (CooperGênero), o Projeto de Estímulo e Promoção do Cooperativismo para a Juventude (ProcoopJovem), o Projeto de Profissionalização da Gestão de Cooperativas e Formação de Redes de Cooperação (ProfiCoop), entre outros. O diretor destacou a importância das ações do Mapa para impulsionar ainda mais a atividade cooperativa no País, uma das que mais evolui aumentando a renda de produtores e cooperativas.

Dados do setor apontam que o cooperativismo é dos que mais gera emprego no Brasil, são pelo menos 300 mil postos diretos, com receita de R$ 200 bilhões anuais. Diante da expressividade, a Câmara será um importante espaço para debater as políticas públicas a serem implementadas pelo Governo, segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha. “É um espaço que agrega todas as forças do segmento e por isso fortalecerá as diretrizes das políticas públicas que serão executadas”, destacou.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freiras, e que também preside a Câmara, estima que as discussões no espaço serão importantes contribuições para o fortalecimento do próximo Plano Agrícola e Pecuário (2013/14). “Nossa expectativa é de criar uma agenda prática de resultados já para o próximo plano, tanto para o setor, quanto para o governo”, salientou.

Os próximos encontros estão previstos para os dias 17 de março, 18 de maio e 8 de novembro. Durante a reunião desta segunda-feira, os participantes também conheceram o Calendário de Promoção de Feiras Internacional 2013, apresentado pelos representantes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI/Mapa). A participação do setor nas feiras é uma atividade para a expansão dos negócios.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro