Norte do Tocantins terá coleta de embalagens de defensivos
Recebimento itinerante das embalagens vazias acontecerão em Xambioá, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para possível formação do segundo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pelo Brasil no próximo final de semana.
Entre sábado (9/11) e domingo (10/11) uma frente fria avança pelo oceano e deve se aproximar do Sudeste do Brasil. Além dessa frente fria, a atuação de um cavado na média troposfera, em torno de 5.800 m de altitude, deverá favorecer a organização de uma faixa de nebulosidade que se estenderá desde o sudoeste da Amazônia, cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste do país, até o Oceano Atlântico.
Na imagem abaixo, os tons em azul escuro indicam o aumento da umidade nas áreas citadas.
Para que haja a configuração de uma ZCAS será necessário a persistência desse canal de umidade por, pelo menos, quatro dias consecutivos.
Por isso, técnicos do instituto explicam ser importante acompanhar os resultados das novas rodadas dos modelos de previsão e verificar a persistência desta faixa de nebulosidade.
A ZCAS resulta da convergência de massas de ar úmido provenientes da Amazônia com massas de ar mais secas vindas do oceano. Essa convergência força o ar a subir, o que provoca a formação de nuvens e, consequentemente, chuvas.
Trata-se de importante sistema responsável pelas chuvas durante o período chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, sendo fundamental para a agricultura e o abastecimento de água.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura