Iniciativa da Comigo fomenta preservação de recursos naturais e ganha prêmio da ANDEF

03.12.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

O agronegócio não para de crescer no Brasil, que tem projeções de se tornar um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. Fomentar esse setor não é tarefa fácil. Em Rio Verde, a COMIGO - Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano - inovou e criou o Prêmio Gestão Ambiental Rural COMIGO. A premiação analisa as propriedades rurais para verificar se já se adaptaram ao novo Código Florestal: preservação de recursos naturais (Reserva Legal e Área de Preservação Permanente), outorga de água, descarte correto de embalagens vazias de defensivos agrícolas, destinação de efluentes, armazenagem de combustível, entre outros.

“Visamos promover a conscientização sobre a produção sustentável no meio rural, queremos enaltecer o trabalho do nosso cooperado, que está fazendo a sua parte na busca por uma agricultura responsável. Além disso, é uma forma de alertarmos a sociedade de que todos são responsáveis pelo meio ambiente”, declara Antonio Chavaglia, presidente da COMIGO.

O prêmio, que envolve os municípios de Rio Verde, Santa Helena, Jataí, Acreúna, Serranópolis, Montividiu, Indiara, Jandaia, Paraúna, Montes Claros de Goiás, Iporá, Palmeiras e Caiapônia, agrupados em quatro regiões, e está dividido em três categorias: A (Até 100 hectares), B (de 101 a 500 hectares) e C (maior que 500 hectares). A escolha das propriedades vencedoras é feita de acordo com a pontuação em todos os itens auditados. “Também criamos o grande vencedor geral (de cada categoria) para premiar a propriedade que entre todas as campeãs, obteve o maior número de pontos”, explica Eduardo Hara, engenheiro agrônomo da Cooperativa e um dos coordenadores do Prêmio.

E, depois de todo o trabalho de conscientização no campo, o Prêmio Gestão Ambiental Rural COMIGO, além de premiar, também é premiado. Este ano, a iniciativa foi campeã na categoria Cooperativismo de Responsabilidade Ambiental da 16ª Edição do Prêmio ANDEF, considerado a maior premiação da agricultura brasileira.

“Ser premiado também nos impulsiona a continuar com nosso trabalho. Nosso foco é preservar o meio ambiente e difundir essa iniciativa para toda a sociedade. E, claro, ser reconhecido pelo nosso trabalho é muito bom”, finaliza Chavaglia.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro