Unesp vai coordenar pesquisas em parceria com o setor produtivo
Centro de fitossanidade em cana-de-açúcar será financiado por Fapesp e Grupo São Martinho
A promoção das boas práticas agrícolas e do uso responsável da biotecnologia na América Latina e no Caribe é o objetivo de um convênio de trabalho conjunto que foi renovado esta semana pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a CropLife Latin America.
O acordo, prorrogado por quatro anos, foi assinado pelo diretor Geral do IICA, Manuel Otero, e o presidente Executivo da CropLife Latin America, José Perdomo. Contempla o fomento da produtividade e da sustentabilidade dos sistemas agroprodutivos da região e o intercâmbio de informações cientificamente validadas nas áreas de biotecnologia e biossegurança.
Além disso, facilitará a geração de conteúdos educativos e a capacitação de produtores, associações, funcionários, academia e organizações não governamentais sobre esses temas.
“O IICA promove a tomada de decisões sobre a aplicação da biotecnologia e a incorporação de medidas de biossegurança na agricultura com base na ciência, e, portanto, acompanha os países da América Latina e do Caribe na geração de capacidades técnicas e institucionais nessas áreas, em parceria com organizações que nos agregam valor, como a CropLife”, assegurou o diretor Geral do IICA, Manuel Otero.
“A América Latina e o Caribe desempenham um papel fundamental na segurança alimentar global; a adoção e o uso responsável das agrotecnologias são fundamentais para avançar para uma maior sustentabilidade agrícola e cumprir os Objetivos de desenvolvimento sustentável. Esse acordo nos permite continuar com o esforço de capacitação nas boas práticas agrícolas e no uso responsável da biotecnologia”, disse José Perdomo, presidente Executivo da Croplife Latin America.
O convênio também inclui o projeto de instrumentos de cooperação, como seminários a distância e presenciais, workshops, foros, visitas técnicas, promoção de experiências para a transferência de boas práticas agrícolas e a participação em foros internacionais.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura