Ícones do agronegócio nacional participam de evento em Curitiba

05.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

As práticas para uma produção agrícola sustentável serão debatidas com nomes de peso do agronegócio brasileiro no III Simpósio Nacional sobre Agronegócio e Segurança Alimentar, evento que integra o terceiro AnB – Agronegócio Brasil - Ciência, tecnologia, inovação e ética. Com uma vasta programação que envolve eventos técnicos científicos e uma exposição técnica, o AnB acontece pela primeira em formato externo no Centro de Estações Experimentais do Cangüiri (Fazenda Cangüiri da Universidade Federal do Paraná - UFPR), entre os dias 24 a 26 de novembro.

 

Durante o III Simpósio Nacional sobre Agronegócio e Segurança Alimentar temas como agrotóxicos em áreas de manancial, conservação do solo e da águas em área de APAS (área de proteção ambiental) e regiões metropolitanas, o papel da tecnologia para a segurança alimentar e paz mundial, estarão em pauta com profissionais de renome no cenário nacional e internacional do agronegócio.

 

De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Curitiba (AEAPR-Curitiba), engenheiro agrônomo Luiz A. C. Lucchesi, o simpósio pretende esclarecer a população formadora de opinião e a categoria agronômica sobre questões polêmicas, históricas e vitais para esta nossa sociedade que depende em grande parte da economia agrícola que a mestra do agronegócio. “Os temas vão desde a história da agricultura recente que é muito bem exposta pelo ex-ministro Alyson Paulinelli numa visão contextual do que esta acontecendo hoje, até questões específicas, como a da transgenia em que cientificamente poderá se compreender melhor algumas questões e se posicionar mais adequadamente do ponto de vista político”, destaca Lucchesi.

 

Palestras:

O ex-ministro da agricultura, Alyson Paulineli, conhecido como o “pai da cultura do cerrrado que revolucionou métodos de produção e contribuiu para levar o Brasil aos altos índices de produção atuais, falará sobre o tema “Ensino Agrícola Superior e Segurança Alimentar: Experiência histórica e perspectivas para o Brasil”. Sua palestra vem de encontro com um dos objetivos do III AnB em resgatar o grande laboratório a céu aberto que é a Fazenda da UFPR para ser melhor utilizada na formação de profissionais oriundos desta instituição.

 

Xico Graziano, secretário de meio ambiente do estado de São Paulo também é um dos destaques com a palestra “Produzir e preservar: desafios e oportunidades para empresários do agronegócio e profissionais das Ciências Agrárias”. Segundo Lucchesi o tema ambiental abordado por Graziano é bastante grave e atual e está muito politizado e ideologizado, porém sem base técnica e racionalidade. “Xico é um engenheiro agrônomo bastante conhecido e é secretário de meio ambiente de São Paulo, tem uma visão pragmática sobre a questão e nós queremos que essa visão seja apresentada a comunidade agronômica. Com base nessa discussão nossos profissionais estarão se posicionando ao novo governo do estado do Paraná sobre a agricultura que desejamos para o século XXI”.

 

A preocupação com a produção sustentável de alimentos seguros será apresentada por Adilson Reinaldo Kososki da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura de Brasília. Ainda sobre a ótica da sustentabilidade, o fundador da fundação AGRISUS - Agricultura Sustentável, Fernando Penteado Cardoso, Engenheiro Agrônomo sênior, com 92 anos de idade, virá a Curitiba para ministrar a palestra: “Tecnologias para uma agricultura sustentável”. “A terra, como já disseram, é um bem que apenas tomamos emprestado daqueles que nos sucederão”, disse Cardoso.

 

Orgânicos

A produção orgânica também terá espaço no Simpósio. O professor do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da UFPR, Átila Mogor, que está a frente de outro evento paralelo do III AnB, o Dia de Campo de Olericultura Orgânica, falará sobre as tecnologias e desafios para este segmento de produção. Lucchesi pontua que a agricultura orgânica suscita hoje muito interesse. “É, porém, um interesse romântico e a agricultura orgânica não tem chances se não tiver uma abordagem científica e profissional”, comenta o presidente.

 

Lucchesi ressalta ainda que outro importante tema será abordado pelo professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, Jefferson Dieckow. “A conservação de solo e da água é um tema grave que afeta não só o Paraná, mas também a toda a comunidade. O professor Jeferson deverá abordar conceitos sobre a importância da conservação do solo e da água, principalmente em regiões no entorno de metrópoles, como Curitiba, onde os conflitos rurais e urbanos são muitos, principalmente no que tange a malha viária”.

 

O AnB contará ainda com outros três eventos técnico-científicos e uma exposição técnica ao ar livre com aproximadamente 60 expositores entre fornecedores de produtos, serviços e tecnologias para o agronegócio. Os organizadores estão otimistas com os resultados para os participantes. “Com certeza essa será uma edição memorável”, destaca Valdir Bello, diretor da MonteBello Eventos, que organiza o AnB.

 

Os outros eventos que compõem o portal III AnB – Agronegócio Brasil são:

-II Simpósio Internacional de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas: PISA;

- Dia de Campo de Olericultura Orgânica da UFPR;

- Encontro Paranaense de Agronomia – O que os Engenheiros Agrônomos desejam e propõem para a Agricultura Paranaense do Século XXI.

 

Para consultar a programação completa, promover sua inscrição e participação, pedimos a gentileza consultar o site www.montebelloeventos.com.br/agrinegocio A participação dos eventos científicos será mediante inscrição prévia. A visitação da feira será gratuita. Mais informações através do telefone (41) 3203-1189 ou aeaprcuritiba@montebelloeventos.com.br.

 

Edson Camargo

Assessoria de Imprensa

ed.camargo@terra.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro