Brasil exporta 13,6 milhões de sacas de café no acumulado do ano até maio
Volume representa queda de 19% ante mesmo intervalo de 2022 e reflete um início de colheita mais lento e o pouco café remanescente após duas safras menores
A ICL revelou recente avanço digital no campo da agricultura sustentável durante a 11ª edição do NutriExperts, evento voltado para consultores agronômicos do Brasil e da América do Sul. Nele foi lançada a plataforma Crop Advisor. Inicialmente, as culturas de soja e milho serão os focos do sistema. Mas há previsão de expansão no próximo ano para outras culturas, como cana-de-açúcar e café.
A tecnologia, única no Brasil com foco na nutrição de plantas, conforme informações da empresa, promete ajudar agricultores e consultores na transição para uma agricultura de baixo carbono, fornecendo recomendações nutricionais personalizadas para melhorar a produtividade das lavouras. O Crop Advisor é um produto da Agmatix, startup israelense pertencente à ICL.
"O Crop Advisor utiliza algoritmos sofisticados, inteligência artificial e uma vasta quantidade de dados, como índice vegetativo, condições climáticas, tipos de solo, histórico de cultivo e informações sobre as culturas", explicou João Augusto Pascoalino (na foto), gerente de serviços digitais da ICL.
O software inovador integra a funcionalidade "Plant Nutrition Carbon Footprint Optimizer" (Otimizador de Pegada de Carbono de Nutrição de Plantas), que oferece aos usuários a oportunidade de avaliar as emissões de carbono de suas recomendações nutricionais e adaptá-las para minimizar as emissões, ao mesmo tempo em que atende às exigências nutricionais das culturas.
“A exclusiva funcionalidade permite que os usuários tenham ciência das emissões de carbono das respetivas recomendações nutricionais das culturas e, ao mesmo tempo, modelem as recomendações nutricionais de forma mais estratégia no quesito emissões de carbono", acrescentou Pascoalino.
Para implementar esta tecnologia, a ICL montou uma equipe de parceiros dedicada a apoiar a adoção de práticas sustentáveis em suas operações. Esta iniciativa se concentra em monitorar e medir o progresso em direção à agricultura sustentável e de baixa emissão de carbono. Através dessa parceria, a ICL espera garantir a produção de safras de alta qualidade com baixa pegada de carbono, promovendo a redução do uso de insumos e combustíveis.
De acordo com a empresa, o Crop Advisor destaca-se no segmento de agricultura digital por cinco diferenciais:
• Ferramenta de diagnóstico e acompanhamento das lavouras com base em dados reais para alta performance da soja e do milho.
• Parametrização para interpretação dos resultados de análise de solo e foliar proprietários.
• Recomendação de adubação e nutrição foliar precisos, melhor dose e posicionamento dos produtos por estádio fenológico das culturas.
• Alertas de riscos climáticos personalizados por cultura e por ambiente de produção.
• Medição da sustentabilidade econômica (através do ROI) e ambiental (por meio da emissão de CO2).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura