Guabi marca presença na Pecnordeste

11.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Entre os dias 14 e 17 de junho, em Fortaleza/CE, acontece a 14ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste), que terá como tema:“Pecuária e os Novos Parâmetros Ambientais”.

O evento conta com representativos nomes do ramo da pecuária como o Grupo Guabi - um dos maiores produtores de rações e suplementos do país.

Durante o seminário, os participantes discutirão novos caminhos e soluções tecnológicas para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável do segmento, uma vez que o agronegócio da pecuária é considerado um importante componente no crescimento da economia brasileira.

Na ocasião, a Guabi leva suas linhas de rações, concentrados, sais minerais, núcleos e premixes para diversas áreas de nutrição animal.

Para os ruminantes, por exemplo, o gerente de produtos para ruminantes da Guabi, José Leonardo Ribeiro, apresenta os suplementos minerais protéicos Guabiphos 30 Secas DS (30% de proteína) e Guabiphos 50 Secas DS (50% de proteína) – indicados para bovinos de corte manejados em regime de pastagem, durante o período seco do ano. O gerente explica que estes produtos atendem a realidade de pecuaristas que veem a qualidade da forragem ser comprometida com o término do verão, visto que os teores de minerais e, principalmente proteína reduzem consideravelmente nesta época. A queda de proteína resulta em ineficiência das bactérias ruminais em degradar alimentos fibrosos (base da alimentação), o que compromete o consumo e digestibilidade da forragem e ocasiona a perda de peso de animais não suplementados. Há regiões e/ou métodos de manejo de pasto que propiciam aos pecuaristas melhor manutenção do valor nutritivo das gramíneas, mesmo no período seco. “É essencial ressaltar que mesmo em pastagens bem manejadas no inverno, é essencial fornecer suplementos minerais proteinados, quando o objetivo é ganho de peso neste período”, salienta José Leonardo.

Já para os ovinos, a Guabi demonstra a ração Ovicorte Master (19% de proteína bruta), produto multipartícula para ovinos de elevado potencial genético. O grande desempenho dos animais que consomem esta ração se deve ao Milho Laminado (garante papilas ruminais mais eficientes, o que reduz a incidência de distúrbios metabólicos); Aveia Grão; Pelete de Alfafa e Pelete Ovicorte (enriquecido com as leveduras vivas Saccharomyces cerevisiae que garante maior estabilidade do ambiente ruminal e digestão de fibras).

O melhor aproveitamento da ração também é resultado da adição de melaço líquido externo (alta palatabilidade). Assim como nas demais rações da Linha Ovicorte (Ovicorte Inicial, Ovicorte 18 e Ovicorte 35 Concentrado), a nova ração apresenta em sua composição aditivo que previne o aparecimento do cálculo renal. Este componente bloqueia a precipitação dos minerais fósforo e magnésio – responsável pela formação dos chamados cálculos renais, causadores da obstrução da uretra.

Ainda no segmento de animais elite, a Guabi leva ao evento seu mais recente lançamento, a Gadotec B-Max, desenvolvida para atender às necessidades nutricionais de bezerros de corte elite, do nascimento até a fase de desmame. É uma ração peletizada (possui dois pellets: amarelo e verde); com 19% de proteína bruta; alta energia; fibras de qualidade; além de vitaminas e minerais, dentre eles, o cromo orgânico. Como diferencial a ração possui leveduras vivas (Saccharomyces cerevisiae), a mesma usada na ração Ovicorte Master.

No setor de avicultura, a Guabi dispõe de linha completa para criações caseiras “Linha do Sítio”: composta por rações para frango de corte (doSítio Aves Inicial e doSítio Frangos), poedeiras (doSítio Botadeira), coelhos (doSítio Coelhão), codornas (doSítio Codorna) e galos (Tuc). Também a “Linha Aves”: para aves de corte (Prefran e Gordofran) e postura (Extraovo e Codornave Postura). A inovação está nas embalagens que foram atualizadas e trazem no verso informações aos criadores e benefícios da utilização do produto.

Outro destaque para as aves dentro da linha Nutriserviços são os produtos: Dietas Pré-Iniciais; Nutrinúcleos e Avemixes. A Dieta Pré-Inicial para aves é uma ração minipeletizada e/ou triturada. Este formato evita a seleção de ingredientes e proporciona maior desenvolvimento do trato digestivo, além do aumento da motilidade da moela e incremento na liberação de enzimas digestivas. “Isto garante maior ganho de peso e melhor conversão alimentar, que otimizam os resultados zootécnicos e econômicos”, ressalta o gerente de produtos de avicultura da Guabi, João Carlos.

Também para o setor de avicultura, a linha Avemix é formada por premixes - suplementos vitamínicos e microminerais; melhoradores de desempenho; anticoccidianos; aminoácidos e antioxidantes. Já a Linha Nutrinúcleos alia praticidade aos resultados zootécnicos satisfatórios, pois com a utilização dos produtos desta linha (somados ao milho, farelo de soja e calcário – este somente para poedeiras) é possível produzir rações de alta performance para frangos de corte e postura comercial.

No segmento de aquacultura, os participantes do PecNordeste 2010 podem conhecer a linha Pirá Ideal, composta por duas rações: Pirá Ideal Tilápias e Pirá Ideal Redondos. Estas rações são formuladas com base no conceito de proteína ideal, pois “imitam” a proteína do corpo do peixe que está sendo alimentado. “A proteína da ração tem quantidade e proporção exatas dos aminoácidos essenciais, que irão compor a proteína no organismo do peixe cultivado, de maneira que cada ração é formulada para cada espécie de peixe. O conceito de proteína ideal requer que as exigências de aminoácidos essenciais sejam satisfeitas com aminoácidos digestíveis, porque os peixes, assim como outros animais, não aproveitam integralmente tudo o que consomem”, explica o gerente de produtos de aquacultura, João Manoel Cordeiro Alves.

A Pirá Ideal Tilápias é uma ração destinada à produção de tilápias: sua composição garante maior ganho de peso aos animais; melhor desempenho e sobrevivência; velocidade de crescimento superior e maior rendimento de filés. “Todos estes benefícios foram comprovados através de experimentos desenvolvidos em cultivos comerciais”, ressalta o gerente. A Pirá Ideal Redondos, por sua vez, possui as mesmas características, mas com proteína ideal para peixes redondos, como pacu, tambaqui, pirapitinga e seus híbridos.

A utilização das rações da linha Pirá Ideal minimiza as perdas da ração, pois são de alta digestibilidade, além de serem formuladas para não haver falta ou excesso de nutrientes – que são ingeridos na quantidade exata para cada espécie. Desta forma, os nutrientes presentes nas excretas são eliminados em menor quantidade nas águas, reduzindo os impactos ambientais da piscicultura e tornando-a uma atividade sustentável econômica e ambientalmente. Por terem proteínas muito parecidas com a do corpo do peixe, o aproveitamento é maior.

Na área de equinos, a Guabi apresenta seu Programa de Alimentação que, além de oferecer todos os produtos necessários para as mais diversas categorias animais, possui um diferencial exclusivo: a formatação de um programa nutricional específico que atenda às necessidades dos mais diferentes criadores. Com destaque às rações: Equitage Supreme, Equitage com Laminados, Equitage 15, Equitage Mix, Proequi, Equiturbo Energy e Equitage Potro P. Os produtos da Guabi para equinos são oferecidos nas formas peletizada, extrusada e multipartículas; formulados com ingredientes de alto valor biológico, biotina, lisina, níveis reforçados de probióticos, minerais orgânicos, aminoácidos e todas as vitaminas necessárias para garantir o equilíbrio nutricional.

Em suinocultura, a Guabi apresenta a linha Leitãosui - rações minipeletizadas, com ou sem revestimento de melaço e farelada - que é encontrada nas versões maternidade, Pré I e Pré II. Já a Reprosui é destinada aos animais reprodutores em centrais de inseminação ou em monta natural; atende às necessidades nutricionais; objetiva maior vida reprodutiva e uma produção de sêmen otimizada. A Suimix é uma linha de premix vitamínico e micromineral, voltada aos suínos em diferentes fases – leitão, crescimento, terminação e reprodução. A Guabi também dispõe da Nutrinúcleos – composta por concentrados para suínos em diferentes fases de produção – Nutrinúcleos 6000; 4000; 2500; 1000 e 500.

Com mais de 35 anos no mercado, o Grupo Guabi conta com oito unidades fabris localizadas em Campinas (SP), Bastos (SP), Sales Oliveira (SP), Pará de Minas (MG), Anápolis (GO), Além Paraíba (MG), Goiana (PE) e de Cuiabá (MT). Mais informações:

ou pelo telefone 0800-016 90 90.

Serviço:

PecNordeste 2010

Data: 14 a 17 de junho

Local: Centro de Convenções do Ceará – Fortaleza/CE

Fonte: LN Comunicação - (11) 4332.3704 / 4332.4120

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro