Colheita de feijão primeira safra se encaminha para o final no RS
Nas regiões produtoras do RS, o feijão está em finalização de safra, com cerca de 74% da área já colhida
O Grupo Climatempo, empreda de serviços de meteorologia no Brasil, e a StormGeo, empresa global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, assinaram nesta segunda (18) uma parceria estratégica na qual a empresa norueguesa adquire 51% da Climatempo. Carlos Magno do Nascimento, fundador e presidente do Grupo Climatempo, permanece no comando da empresa como CEO.
A transação completa a transformação da Climatempo que, nos últimos anos, expandiu seu foco para o consumidor final em vários segmentos, apostando na inovação e em tecnologia. Unindo-se à StormGeo, a Climatempo ganha acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo serviços e soluções focados nos setores de energia e energia renovável.
A presença global da StormGeo possibilita a expansão do network da Climatempo e permite que a empresa atenda ainda melhor seus clientes nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, a aliança faz com que a StormGeo amplie seu alcance na região. Combinando forças, as duas companhias estarão posicionadas de forma a fornecer inteligência meteorológica não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina.
“A parceria com a Climatempo nos permite ampliar substancialmente nossa posição competitiva no Brasil e na América Latina. Como 8ª maior economia do mundo, o país oferece excelentes oportunidades de crescimento em uma variedade de setores industriais, em particular na agricultura e na energia. Estamos particularmente entusiasmados com o Agroclima PRO da Climatempo, que oferece apoio personalizado à decisão dos agricultores – um serviço pioneiro no mercado brasileiro”, afirma Per-Olof Schroeder, CEO da StormGeo.
Para Carlos Magno, a parceria posiciona a Climatempo como forte competidora global em meteorologia. “Esse acordo representa um imenso ganho de tecnologia. Soluções em inteligência artificial são cada vez mais fundamentais em qualquer setor e na meteorologia não é diferente. Cada vez mais nosso segmento exige altos investimentos em inovações tecnológicas para melhorar a competitividade. Agora, ao lado da StormGeo, estamos prontos para dar um salto ainda maior”, afirma.
Com essa parceria, a StormGeo também adquire 30% da TV Climatempo, o que atende ao limite constitucional de investimento estrangeiro em grupos de comunicação. A TV Climatempo é o único canal brasileiro de meteorologia em rede nacional, com programação voltada para previsões climáticas e conteúdo socioeducativo na área de meio ambiente, turismo, agricultura e lazer.
A BRG Capital atuou como consultora financeira da Climatempo na transação.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura