​GAtec lança plataforma completa de gerenciamento agrícola

SimpleFarm proporciona visão estratégica sobre dados da empresa para facilitar a tomada de decisões

20.06.2017 | 20:59 (UTC -3)
Leila Justo

A GAtec, empresa especializada em desenvolvimento e implantação de soluções em gestão agroindustrial, lança o SimpleFarm, um software multiplataforma que atenderá, em uma base única, produtores de culturas anuais, semi-perenes, perenes e pecuária. É o primeiro sistema no agronegócio totalmente utilizado via navegador (browser), que pode ser acessado de qualquer computador conectado a internet, na forma de um website.

Os principais diferenciais do SimpleFarm são a integração de todas as áreas dentro da empresa e a simplicidade de uso, bem intuitivo, com pouca necessidade de treinamento dos clientes. Também há a possibilidade de hospedagem em “cloud” (na nuvem), diminuindo os investimentos em hardware.

Para começar a usar o SimpleFarm, o usuário cadastra todas as informações básicas pertinentes ao controle agrícola no sistema. A partir dessas informações, planeja o que fazer em suas áreas, para aproveitar da melhor maneira possível os recursos disponíveis, como máquinas agrícolas, mão de obra e insumos (fertilizantes, corretivos de solo, defensivos, combustíveis, entre outros).

A próxima etapa é o início da operação, em que os recursos são empregados e monitorados por ferramentas fáceis de usar, na forma de boletins, gráficos e mapas temáticos de suas áreas. Os dados gerados na lavoura são digitados em coletores de dados e tablets, sendo transmitidos para o SimpleFarm pela internet, via satélite, rede wi-fi ou descarregados diretamente no sistema, dependendo da infraestrutura da região.

Ao final, o usuário tem os resultados planejados e os realizados de todas as operações e quanto eles custaram, possibilitando o melhor aproveitamento dos recursos com foco em minimizar gastos e maximizar o lucro da operação. “Não é possível economizar no que não se pode controlar”, comenta o engenheiro agrônomo Leonardo Ramos, diretor agrícola da GAtec e responsável pelo desenvolvimento do SimpleFarm. “Nosso objetivo é diminuir custos de forma inteligente. O software traz os dados à vista do gestor com a máxima velocidade, possibilitando que ele tome decisões corretas rapidamente”, completa. Para o agrônomo, a simplificação de processos é um dos aspectos em que o sistema atua, mas otimizar o uso dos recursos e por consequência diminuir impacto ambiental são as principais finalidades do SimpleFarm.

No manejo de pragas, por exemplo, saber que determinada área tem a tendência de atingir um alto nível de infestação de pragas é uma informação estratégica. O SimpleFarm possui ferramentas que alertam o responsável sobre esse tipo de situação, com alertas piscando em sua tela ou enviados para seu celular pessoal. Com isso, pode-se tomar providências, determinando uma pulverização, salvando assim uma área que poderia registrar prejuízo.

Inteligência artificial

Com uma interface que impressiona pelos gráficos, tabelas, mapas e imagens de satélite, a primeira impressão é que o sistema desenvolvido pela empresa piracicabana só falta falar, mas agora isso é uma realidade. Na rotina do campo, técnicos e agrônomos têm dificuldades para sanar suas dúvidas.

Porém os usuários do SimpleFarm podem, por exemplo, perguntar ao Chatbot Melissa - um assistente de informações com voz feminina desenvolvido com tecnologias cognitivas da IBM (IBM-Watson) - em que partes de suas fazendas há níveis preocupantes de pragas ou ainda quais as variedades de cana-de-açúcar tiveram melhor performance. “Melissa entende as perguntas que o usuário faz e analisa as informações que possui na base de dados para responder as questões. Tudo de forma muito simples e interativa. É algo inovador e disruptivo no mercado agro”, explica Ramos.

Além da Melissa, todos os outros aplicativos da nova geração GAtec podem ser conectados ao SimpleFarm, como o Mapfy, dispositvo de mapas e imagens de satélite que proporciona ao cliente uma maneira diferente de visualizar os dados da lavoura; o Aise, ferramenta para treinamento remoto de seus consultores e clientes; o Mayan, software de WMS (Warehouse Management System) que controla a atividade de qualquer tipo de armazém, sendo aplicado no controle de armazéns de açúcar, algodão ou qualquer item que seja estocável; e o Lynx Dashboard, um aplicativo que pode ser acessado via browser que transforma os dados da empresa em indicadores prontos para serem apresentados na forma de gráficos, dashboards e painéis configuráveis com extrema facilidade.

O sistema conta também com uma rede social corporativa que permite o rápido compartilhamento de informações, permitindo até mesmo o envio de telas para que outro usuário as verifique ou edite, auxiliando na produtividade.


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