Com 127 sacas/ha, produtor de Sarandi (RS) se torna campeão nacional de produtividade de soja
Dois produtores do Rio Grande do Sul conseguem os melhores resultados entre mais de 5,5 mil inscritos na 10ª edição do Desafio do CESB
A Fundação Espaço ECO (FEE) participa do Congresso Brasileiro sobre Gestão de Ciclo de Vida (CBGCV), que tem se consolidado como importante evento na agenda técnico-científica sobre o tema no Brasil. Em sua sexta edição, o CBGV 2018 será realizado no auditório da Fundação Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília – UnB, de 17 a 20 de junho e terá como tema central a “Gestão da informação tecnológica para sustentabilidade”. O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em parceria com a Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV),cooperação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e apoio da FEE.
O objetivo do CBGCV é reunir pesquisadores, profissionais e estudantes com atuação ou interesse no tema para discutir aplicações da avaliação e gestão de Ciclo de Vida no Brasil e no mundo. Esta edição terá cerca de 200 participantes em plenárias, apresentações de pôsteres e minicursos, planejados para os quatro dias do encontro. O público do Congresso irá apresentar trabalhos, participar de palestras e discussões relacionadas a temas como economia circular, ecodesign, gestão do Ciclo de Vida nas organizações, ACV e políticas públicas, custeio do Ciclo de Vida (CCV), ACV social, comunicação e rotulagem ambiental, inventário do Ciclo de Vida (ICV) e bancos de dados. Entre os palestrantes confirmados estão Amir Safaei (Ecoinvent), Diego Iritani (Upcycle), Jefferson Gomes (ITA), Kannan Govindan (SDU), Kristina Bowers (UN Environment – Paris), Marília Folegatti (EMBRAPA), Marzia Traverso (RWTH), Regina Cavini (PNUMA) e Vincent Colomb (ADEME).
Mais detalhes estão disponíveis no link http://acv.ibict.br/gcv/sessoe...
No total dos 217 trabalhos apresentados no CBGCV 2018, 10 foram inscritos pela Fundação Espaço ECO – reconhecida por ser uma consultoria de sustentabilidade com ampla expertise em metodologias de Avaliação do Ciclo de Vida (AVC). Em uma das plenárias do Congresso, a FEE , junto com o IBICT, lançará os resultados do estudo realizado em parceria para melhor compreender a aplicação e a comunicação dos resultados de estudos de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e como seus dados são divulgados no âmbito empresarial. Nesta plenária, a FEE destacará casos sobre como informação tecno-científica tem sido utilizada pelas áreas de sustentabilidade das corporações, tema escolhido para nortear o evento.
Acompanhe os 10 trabalhos da Fundação Espaço ECO no GCV:
Projeto / Estudo Pôster Oral Responsável Resp. no Congr.
Tomate Cargill X Rafael Viñas Juliana Silva
RTRS Fase 1 X Rafael Viñas Juliana Silva
Fazenda Sustentável X Renato Bianchini Renato Bianchini
Museu da Língua Portuguesa X Marcelo Meira Marcelo Meira
Sokalan X Marcelo Meira Juliana Silva
HSA IBCT X Marcelo Meira Marcelo Meira
Grupo EPD BR Forun ACB X Marcelo Meira Marcelo Meira
Agroecodesign X Clea (Embrapa) Clea (Embrapa)
Agrária X Taisa Caires Taisa Caires
Comunicação X Julia Monteiro Taisa Caires
Instituída e mantida pela BASF desde 2005, a Fundação Espaço ECO atua na articulação de parceiros para o desenvolvimento de linhas de pesquisa e aplicação de conceitos teóricos na gestão de negócios. Com base no conceito de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), a FEE busca mensurar impactos econômicos, ambientais e sociais que gerem resultados tangíveis, consolidados em planos de ação, levantamento de indicadores, treinamento e suporte na implementação de projetos para seus clientes e parceiros. “Resolver os desafios de nossos clientes e facilitar a estratégia é o que nos motiva. Para isso, inspiramos organizações e a sociedade a pensarem e fazerem
diferente; questionando o status quo com o entendimento que tudo pode ser melhorado. Trabalhamos com foco em excelência para entregar mais, melhor, mais rápido”, ressalta Rodolfo Viana, diretor-presidente da FEE .
Como apoiadora do CBGCV, a FEE será responsável pelo estudo de avaliação de Ciclo de Vida do Congresso, por meio de cálculos que determinam o perfil ambiental do evento. Os resultados desse estudo serão comunicados no encerramento do encontro e na publicação de um artigo, posteriormente. Outra contribuição da FEE nesta edição é alinhar o evento a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. São eles: Fome Zero e Agricultura Sustentável; Indústria, Inovação e Infraestrutura, Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Parcerias e Meios de Implementação.
O CBGCV é realizado a cada dois anos. O primeiro congresso foi organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR em Curitiba/PR em 2008. Os eventos seguintes foram organizados pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis/SC, 2010), Universidade Estadual de Maringá – UEM (Maringá/PR, 2012) e Universidade de São Paulo - USP (São Bernardo do Campo/SP, 2014). Em 2016, o CBGCV foi levado pela primeira vez à região Nordeste, em Fortaleza.
VI Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida | GCV2018
Data: de 17 a 20/06/18, a partir das 9h
Local: Fundação Darcy Ribeiro | UnB | Brasília/DF
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura