FPT Insdustrial apresenta gama completa de motores Tier 3/MAR-I

A FPT Industrial coloca à disposição do mercado 49 novas versões homologadas destinadas aos setores de construção e agrícola

07.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Erik Santana

A FPT Industrial participa do Show Rural Coopavel, que acontece entre os dias 06 e 10 de fevereiro, em Cascavel (PR). Recentemente, a marca concluiu o processo de modernização dos propulsores destinados aos setores de máquinas agrícolas e de construção, que passam a contar com tecnologias que permitem menores níveis de emissões de poluentes e de ruído, atendendo à legislação MAR-I, que acaba de entrar em vigor, neste início de ano, no Brasil.

A marca, que vem aumentando cada vez mais a sua participação em projetos ligados ao agronegócio, já confirmou para a Coopavel a exibição dos motores Cursor 9 e N67 que equipam potentes colheitadeiras, tratores e máquinas de construção que estarão expostas nos estandes das marcas da CNH Industrial e em seu espaço FPT Industrial exclusivo no evento.

Também irá apresentar um sistema de propulsão veicular movido com combustível alternativo, resultado do contínuo investimento da marca em pesquisa e desenvolvimento. A FPT Industrial em parceria com a New Holland Agriculture, expõe o trator T6.140 movido a Biometano no estande da Itaipu Bionergia. O motor conceito foi desenvolvido pela equipe de engenheiros da FPT Industrial na Itália e tem como principais benefícios a redução de até 80% na emissão de CO2 em relação ao motor Diesel correspondente. Ele ainda apresenta menores níveis de vibrações e ruídos. O motor de 3 litros possui 4 cilindros em linha, injeção multipoint, turbocompressor com válvula wastegate e intercooler. O propulsor desenvolve 100 kW (136 cv) de potência e 350 Nm de torque.

Algumas aplicações dos motores FPT Industrial no campo

A FPT Industrial possui uma gama completa de motores que equipam máquinas no agronegócio. Entre os produtos expostos na Coopavel, destacam-se os que integram as novas colheitadeiras Axial-Flow Série 130 da Case IH, da qual a FPT Industrial é fornecedora exclusiva de motores. Trata-se de um dos mais importantes lançamentos da marca no Brasil, composto por quatro modelos e equipados com os motores N67 (4130 e 5130) e Cursor 9 (6130 e 7130). A FPT Industrial contribui diretamente com os atributos de qualidade dos novos equipamentos, como a economia de combustível, redução da emissão de poluentes e maior potência e torque, itens fundamentais quando se trata de operações em campos agrícolas.

Para a marca agrícola New Holland, o motor N67 faz parte da colheitadeiras (TC5070, TC5090 e CR 5.85) e tratores (T6130, T7.260 LWB, T7245, T7.175 e T6.130).

Mais sobre modernização dos motores FPT Industrial

Em novembro de 2016, a empresa concluiu a homologação da última versão, dentre os 49 motores em conformidade com a nova legislação MAR-I (Tier 3). Foram dois anos de um intenso trabalho de engenharia que envolveu as plantas do Brasil e Argentina. Com investimentos significativos, a marca desenvolveu portfólio completo de motores em conformidade com a norma PROCONVE/MAR-I (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias) do mercado.

Desde 2015, quando iniciou a produção dos primeiros motores MAR-I no Brasil e na Argentina, a marca já investia no desenvolvimento da tecnologia e preparação nas unidades produtivas para chegar em 2017 pronta para atender ao mercado off road.

No Brasil, a linha de produção de Sete Lagoas produz as novas versões dos motores N45 mecânico e N67 nas versões mecânico e eletrônico. Já na linha de Córdoba, Argentina, serão produzidos os modelos N67 e Cursor 9, 10 e 13.

Marco Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, ressalta que a FPT Industrial é líder em desenvolvimento de tecnologia de emissões em todos os mercados onde atua globalmente. “Não somente temos as melhores soluções para o MAR-I, como investimos rigorosamente no processo de desenvolvimento regional para oferecer a tecnologia mais adequada ao mercado brasileiro. Nossa engenharia local nos permite trabalhar com agilidade e proximidade aos nossos clientes regionais”, afirma Marco.

Para se dimensionar a evolução da tecnologia de controle de emissões, os novos motores emitem em média 60% menos poluentes em relação a um motor anterior não emissionado. Isso representa a redução de emissão de Material Particulado (MP) na atmosfera em cerca de 1.000 toneladas ao ano e de 12.000 toneladas de óxidos de nitrogênio, considerando-se os volumes de produção de máquinas e tratores que hoje utilizam motores FPT Industrial no mercado brasileiro anualmente.

“Imagine seis máquinas em conformidade com MAR-I trabalhando no campo. Elas geram juntas quantidade de material particulado e óxidos de Nitrogênio que era gerado por apenas uma máquina anterior não emissionada”, explica Gustavo Teixeira, especialista da FPT Industrial em sistemas de pós-tratamento e homologações.

Os novos motores desenvolvidos pela FPT Industrial foram validados para operar com diesel S500.

As homologações foram realizadas no centro técnico em Betim-MG em dinamômetro para medição de emissões, de acordo com o ciclo NRSC – (Non Road Steady-state Cycle, ou seja Ciclo Estacionário para equipamentos fora-de-estrada) também conhecido como ciclo de oito pontos. O método utilizou diesel padrão com características controladas de acordo com a nova legislação.

Sobre a legislação PROCONVE/MAR-I

A fase MAR-I entrou em vigor de forma escalonada no mercado brasileiro. Desde 2015, todos os novos modelos de motores introduzidos no mercado de construção, com potência igual ou superior a 37 kW (50 cv) até 560 kW (761 cv) já deveriam estar enquadrados na norma. Para 2017, todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 560 kW (761 cv) devem atender à exigência.

No segmento agrícola a aplicação seguiu regras diferentes. Todos os modelos lançados com potência igual ou superior a 75 kW (101 cv) até 560 kW (761 cv) devem estar em conformidade a partir de 2017. Em 2019 a norma será obrigatória também para todos os modelos com potência igual ou superior a 19 kW (25 cv) até 75 kW (101 cv).

De acordo com Gustavo Teixeira, a partir do MAR-I o Brasil passa a trabalhar com os mesmos padrões de China e Índia. Já estão em fase mais avançada de emissões com padrões Tier 4B Estados Unidos, Europa e outros países asiáticos, como Japão e Coréia do Sul por exemplo.

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