Marcos Pontes toma posse no Consad da Embrapa
Pela primeira vez um ministro de estado irá atuar como integrante do Conselho de Administração da Embrapa
Uma das novidades da Tecnoshow Comigo 2019 é um espaço voltado para empresas nascentes de tecnologia, as chamadas startups, que neste caso estão voltadas ao agronegócio. Trata-se do pavilhão "Fazenda Conectada", que reúne, nesta primeira edição, seis empresas de tecnologia e startups ligadas ao setor produtivo, também conhecidas como Agtechs. As inovações propostas por essas empresas vão de softwares para gestão rural até aplicativos que auxiliam na otimização de irrigação e pulverização de defensivos agrícolas. Com entrada franca, estas novidades estarão disponíveis ao produtor rural durante os cinco dias de feira. Serão apresentados os modelos de negócios com explicações técnicas e práticas sobre sua utilização e possibilidades de atuação dentro das propriedades rurais e empreendimentos agropecuários.
Conheça algumas dessas inovações:
A Aegro, empresa desenvolvedora de software de gestão agrícola, apresenta ao produtor, durante a Tecnoshow Comigo 2019, uma ferramenta para monitoramento de pragas na lavoura. O sistema permite controlar, de forma precisa e eficaz, os insetos-pragas que estão atacando a plantação e indica quando há possibilidade de danos econômicos ao produtor. O trabalho é feito a partir do smartphone e do computador. A ferramenta disponibiliza planos de monitoramento diversos (ponto a ponto, pano de batida, etc.) e níveis de controle diferenciados por praga. Com base nas informações obtidas pelo produtor no campo, há a indicação de quando fazer a aplicação de defensivos, por exemplo. O produtor rural também tem possibilidade de comparar os resultados antes e depois de uma aplicação e gerar relatórios por áreas específicas da fazenda. Desta forma, pode saber qual a média de infestação de pragas, qual o nível de controle e a severidade do ataque específicos naquele ponto da lavoura.
A AirScout Brasil traz os benefícios da utilização do monitoramento agrícola por imagens em alta resolução durante a safra, para tomadas de decisões assertivas e antecipadas. A agtech deverá apresentar, juntamente com o Instituto Federal Goiano, a utilização de inteligência artificial para detecção de Nematoides na soja. Por meio de tecnologia própria de monitoramento, que utiliza aeronaves tripuladas, é possível realizar monitoramento de grandes áreas e a utilização de uma câmera termal permite detectar situações de stress de forma antecipada.
A Siacon Consultoria em Software traz uma maquete que simula um pátio automatizado de pesagem de caminhões. A empresa mostra seus softwares de gestão de estoques para armazéns gerais, automação de pátio e pesagens e gestão logística (gestão de cadência e agendamento de carga e descarga). Durante a feira, também será lançado um controle dos dispositivos da automação através de dispositivos móveis para balanças, cancelas e semáforos. Os softwares apresentam em seu leque de soluções para armazéns gerais agendamento da chegada do caminhão no armazém para carga ou descarga, selecionando uma janela de horário disponível; recepção automática deste caminhão sem necessidade de interação humana; pesagem automática deste caminhão sem necessidade de intervenção humana; classificação do grão (soja/milho ou sorgo); descarga do grão; segunda pesagem automática do caminhão sem necessidade de intervenção humana; consulta do saldo dos clientes do armazém através de dispositivos móveis (tablets e celulares); e controle dos dispositivos da automação através de dispositivo móvel (tablete ou celular).
A Esteio é um software de controle zootécnico destinado a fazendas pecuaristas, que auxilia proprietários e principalmente os profissionais ligados a pecuária na gestão do gado leiteiro. A ideia do app é oferecer ao proprietário a gestão do rebanho em todas as frentes, desde o período reprodutivo ao produtivo, passando pelo controle sanitário, despesas e custos e fluxo de caixa, com foco na redução total de prejuízos.
O aplicativo AgroAjuda foi desenvolvido por alunos da Faculdade UNA, em Jataí, durante suas atividades acadêmicas. Trata-se de uma ferramenta, com múltiplas funcionalidades, tendo como base um banco de imagens de pragas, doenças e de ervas daninhas, servindo como referencial para auxiliar o produtor no seu dia a dia. Além disso, por meio do aplicativo é possível pesquisar nomes de produtos químicos, princípios ativos e doses recomendadas para aplicação nas culturas da soja e do milho. O AgroaAjuda é prático e funciona até sem conexão com a internet, o que facilita o trabalho do produtor e do agrônomo no campo a qualquer momento.
Durante a feira, a Siagri realizará o pré-lançamento do novo software MyFarm, destinado a produtores rurais que desejam informatizar a gestão de sua propriedade. O sistema, que pode ser acessado pela internet ou smartphone do produtor, é prático e possui funções como controle de estoque e financeiro, acompanhamento das atividades agrícolas da fazenda por meio de mapas, gestão de maquinário e resultados da safra, entre outras. Além do novo software, a Siagri traz para a Tecnoshow o Agrimanager, completo para a gestão da produção de grãos, beneficiamento de sementes e algodão; e sua solução online de receituário agronômico, que já está preparada para integração com outros ERPs (sistemas de gestão empresarial).
O Instituto Para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e a empresa Descompli.ca Comunicação Digital Digital resolveram formalizar um Termo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização do projeto Vaquinha do Campo, plataforma online de captação de recursos para projetos inovadores, de startups, empreendedores já consolidados no mercado e até de produtores rurais. Trata-se do chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo. Nesse caso, um projeto específico para atender às demandas da agropecuária brasileira. A Descompli.ca ficará por conta de finalizar e manter a plataforma online e o Ifag será responsável pela curadoria, aprovação, acompanhamento e validação da prestação de contas das empresas beneficiadas no projeto. A primeira iniciativa é a participação na Tecnoshow Comigo 2019, onde o projeto será apresentado e novas ideias de projetos poderão ser cadastrados na plataforma.
Etapas
1º Passo - Qualquer pessoa com boa ideia pode cadastrar iniciativas no site Vaquinha do Campo. É só clicar em ‘Inscrever seu projeto e preencher o cadastro’;
2º Passo – As inscrições serão avaliadas por um conselho de especialistas, que podem validar ou não o projeto e pedir esclarecimentos ou adaptações;
3º Passo – Caso a iniciativa seja escolhida, o link para a contribuição será gerado e o dinheiro arrecadado será transferido para a conta do projeto.
Mais informações: (62) 3241-5252
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura