Unesp realiza eventos florestais em junho
As exportações de carne bovina para a União Européia cresceram nos últimos meses. O volume médio exportado entre março e abril superou em aproximadamente 25% a média dos 5 meses anteriores.
Mas quando se analisa o acumulado dos primeiros quatro meses de 2009 e 2008, as exportações ainda estão bem retraídas. Enquanto foram exportadas 115 mil toneladas equivalente carcaça (tec) no primeiro quadrimestre de 2008, o volume caiu para 79,7 mil tec no mesmo período de 2009. Isso em função das restrições impostas por conta das supostas inconsistências encontradas no sistema de rastreabilidade brasileiro e da crise econômica.
De toda forma, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) existem cerca de mil propriedades autorizadas a vender carne bovina para a União Européia e as perspectivas são boas para este mercado. Mensalmente são auditadas entre 100 e 150 fazendas com o objetivo de atender a demanda europeía.
Somente no Mato Grosso, maior Estado produtor de carne bovina do Brasil, existem mais de mil propriedades na fila de espera para serem visitadas pelos técnicos do MAPA.
A perspectiva, portanto, é de crescimento das exportações.
Maria Gabriela Tonini
Scot Consultoria
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura