Expointer: agricultura familiar movimenta mais de R$ 220 milhões

09.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Programa Mais Alimentos viabilizou cerca de 30% (R$ 230 milhões) das vendas recordes de tratores, máquinas e implementos agrícolas realizadas na Expointer 2009.

“É um resultado muito expressivo. Nossa meta era movimentar R$ 200 milhões”, comemorou o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário Hercílio Matos. O valor representa mais de 10% do objetivo do MDA para o Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/10.

Um dos agricultores familiares beneficiados foi Rafael Milani, produtor de uva na cidade de Garibaldi (RS). Na quinta-feira passada, ele realizou um sonho de 15 anos ao receber a chave do seu trator MF 250 novo das mãos do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. A máquina vai agilizar o trabalho na propriedade de 9 hectares onde Rafael produz anualmente 120 mil quilos de uvas viníferas junto com o pai, José Milani, e os irmão Joel e Miguel.

“Nunca tivemos facilidade de comprar máquinas assim, com juros tão baixos”, constatou o cliente da concessionária Sotrima na serra gaúcha. Rafael Milani explica que optou pelo trator MF 250 produzido pela Massey Ferguson pela força e durabilidade da marca. “Além disso, não dá manutenção. Pelos próximos 10 anos não vamos precisar mandar essa máquina pra oficina. Só trocar óleo e pneus”, afirma orgulhoso.

O ministro Guilherme Cassel disse que o Programa Mais Alimentos veio pra ficar e ressaltou os bons resultados no Rio Grande do Sul. “Aqui no Estado temos uma agricultura familiar bem estruturada, mas temos penetrado também em outras regiões. A meta do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o segundo semestre é também chegar forte no Nordeste”, ressaltou Cassel durante a Expointer 2009.

O Mais Alimentos (juros anuais de 2%) e o Finame Agrícola PSI (juros anuais de 4,5%) viabilizaram vendas recordes na Expointer. "As linhas de financiamento facilitadas e as condições de mercado favoráveis impulsionaram os negócios. Além dos tratores, o destacaram-se as colheitadeiras, que atingiram um ótimo número de vendas, o que demonstra a reação dos médios e grandes produtores", informa o diretor de Marketing da Massey Ferguson, Fábio Piltcher.

Fonte:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro