Evento discutirá a Década da Restauração de Ecossistemas

2ª Semana de Diálogos Interdisciplinares, realizada pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (Esalq/CENA-USP) correrá de 15 a 19 de agosto de 2022

02.08.2022 | 14:04 (UTC -3)
Caio Rodrigo Albuquerque

De 15 a 19 de agosto de 2022, acontece a 2ª Semana de Diálogos Interdisciplinares, realizada pelo PPGI (Programa de Pós-Graduação Interunidades) em Ecologia Aplicada (Esalq/CENA-USP). O evento terá como tema a “Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas” e contará com atividades virtuais e presenciais.

A "Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas" tem como objetivo inspirar e apoiar governos, organizações multilaterais, sociedade civil, empresas do setor privado, jovens, grupos de mulheres, povos indígenas, agricultores, comunidades locais e indivíduos em todo o mundo, para colaborar, desenvolver e incentivar iniciativas de restauração de ecossistemas em todo o mundo. Esses ecossistemas incluem florestas, terras agrícolas, cidades, áreas úmidas e oceanos.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a restauração de ecossistemas significa recuperar ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os ecossistemas que ainda estão intactos. Ecossistemas mais saudáveis produzem mais benefícios, como solos mais férteis, maior produtividade nas áreas de madeira e pesca e maiores estoques de gases de efeito estufa.

A Década da ONU, que vai de 2021 a 2030, não por acaso, coincide com o prazo final estabelecido para o cumprimento da Agenda 2030, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também corresponde à linha do tempo classificada por cientistas como a última chance de evitar mudanças climáticas catastróficas.

O tema foi escolhido pelos alunos do PPGI em Ecologia Aplicada pela tamanha relevância da questão para toda a sociedade, uma vez que todos são afetados, de maneiras diferentes, pelas consequências da degradação dos ecossistemas - a exemplo da poluição do ar, das águas, do solo e das cidades, contaminação de alimentos, enchentes, secas, queimadas, fome, doenças etc. Por isso, são necessários mais diálogos e trocas de experiências e saberes.

Programação

15/08 (segunda-feira)
18h: Mesa de Abertura da 2ª Semana de Diálogos Interdisciplinares

16/08 (terça-feira)
14h: Visita à Cooperativa do Reciclador Solidário
16h: Oficina de Compostagem com USP Recicla
18h30: Mesa-redonda: Estratégias de Restauração

17/08 (quarta-feira)
14h: Mesa-redonda: Lançamento da Série de Estudos Interdisciplinares em Ciências Ambientais do PPGI-EA
16h: Oficina de Geotinta
18h30: Mesa-redonda: Iniciativas de Restauração

18/08 (quinta-feira)
14h: Oficina de Agrofloresta na Esalq

18h30: Mesa-redonda: Ecologia Política e Movimentos Sociais

19/08 (sexta-feira)
14h: Mesa de encerramento da SDI
17h30: Mostra Cultural e Confraternização

O evento é gratuito, aberto ao público e emitirá certificado aos participantes.

Para se inscrever e conferir detalhes da programação, acesse a página do evento: www.even3.com.br/sdippgiea2022.

As atividades remotas serão transmitidas pelo canal do YouTube do Programa de Ecologia Aplicada.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro