Pesquisadores obtêm resultados com três novos compostos de tiazolidinona contra Spodoptera frugiperda
Os novos compostos atuam como inibidores de trealase, uma enzima essencial no metabolismo energético dos insetos
Pesquisadores analisaram como a comunicação entre raízes afeta aspectos fisiológicos e metabólicos em plantas da família Solanaceae. O estudo incluiu tomate cereja (C), tomate de campo (F) e pimentão (B). Foram examinados três graus de parentesco: alto (H-DOR; CC, FF e BB), médio (M-DOR; CF) e baixo (L-DOR; CB e FB). Plantas foram cultivadas em pares semelhantes ou diferentes usando um sistema de crescimento de raízes não destrutivo, chamado rizoslides. A pesquisa revelou que o crescimento das raízes e a respiração aumentam à medida que o grau de parentesco diminui, sendo maior em pares de plantas com baixo grau de parentesco (L-DOR). Além disso, os exsudatos das raízes dessas plantas apresentaram níveis mais baixos de carbono orgânico total e proteína.
Assim, plantas com diferentes graus de parentesco apresentaram diferentes padrões de comunicação entre as raízes. A respiração das raízes aumentou 63%, 110% e 88% para C, F e B quando cultivadas com B, B e F, respectivamente. Por outro lado, os exsudatos das raízes de plantas L-DOR tinham níveis significativamente mais baixos de carbono orgânico total e proteína do que as plantas H-DOR. Isso indica diferentes formas de comunicação raiz-raiz entre indivíduos com diferentes graus de parentesco.
A pesquisa também revelou que a respiração das raízes, o crescimento, o comprimento e a densidade específica das raízes aumentam com a diminuição do grau de parentesco entre os indivíduos. No entanto, os teores de carbono orgânico total e proteína total nos exsudatos das raízes diminuem com a diminuição do grau de parentesco. Isso sugere que os sinais de comunicação mudam conforme o grau de parentesco entre as plantas. O carbono e a proteína parecem ser incorporados em novas raízes finas, em vez de serem liberados pelo sistema radicular, como ocorre com indivíduos estreitamente relacionados.
Os resultados do estudo indicam que a comunicação raiz-raiz pode ter implicações ecológicas e agronômicas importantes. A capacidade de reconhecimento de identidade de vizinhos no nível das raízes envolve múltiplas funções biológicas. Mudanças nos padrões de alocação de carbono entre partes aéreas, raízes e exsudatos podem impactar significativamente a compreensão dos custos e benefícios potenciais do reconhecimento de identidade em plantas.
Os resultados também destacam a importância de metodologias não destrutivas e de alto rendimento para a análise do crescimento e arquitetura das raízes. O sistema de rizoslides oferece uma solução para esse cenário. Os rizoslides são um sistema de crescimento baseado em papel para análise não destrutiva e de alto rendimento do crescimento e arquitetura das raízes, utilizando análise de imagem.
Artigo sobre o estudo pode ser lido em doi.org/10.1016/j.plantsci.2024.112203
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura