Citricultura baiana continua livre da HLB
A Valtra levOU para a 21ª edição da Agrishow a série HiTech Seed de plantadeiras, cujo principal diferencial é a distribuição pneumática acoplada ao equipamento, evitando danos às sementes e melhor germinação para uma lavoura mais uniforme e produtiva. O dosador de sementes mecânico segue também como opção ao produtor em todos os modelos da série.
Giancarlo Rocco, especialista de marketing de produto implementos da AGCO América do Sul, explica que este produto oferece além da menor quantidade de dano às sementes, a possibilidade da utilização de sementes de tamanhos diferentes.
“Os implementos da série Seed foram desenvolvidos para atender os agricultores que preferem fazer adubação a lanço, não utilizando adubo no momento de semeadura. Com isso, a máquina não precisa de reservatório de adubo e sobra mais espaço para o reservatório de sementes, que é maior nesta máquina. Com um reservatório maior e a máquina mais leve, o agricultor ganha mais autonomia no processo de plantio, fazendo mais hectares por hora”, explica Rocco.
Outro destaque trazido para a feira é a Plantadeira HiTech com Sistema de Taxa Variável para a distribuição de sementes e fertilizantes, sendo calibrado apenas por meio do toque da tela do monitor interpretando os mapas de adubação e semente a taxa variável. Este produto possui características como: sistema hidráulico independente, acionado pela TDP (tomada de potência) à 540RPM, permitindo que o equipamento seja acoplado a qualquer modelo de trator cabinado; sensor de rotação dos motores hidráulicos de 360 pulsos por volta de alta precisão, possibilitando ao equipamento mudar a taxa de aplicação instantaneamente ao entrar nas diferentes faixas de aplicação a taxa variável; terminal C3000 com tela touchscreen de 12,1” e conexão USB, reconhece mapas de aplicação, Shape (SHP) e ISOXML, e garante a praticidade na operação e calibração.
Segundo Rocco, a tecnologia da taxa variável tornou-se imprescindível na otimização dos custos de produção. Por meio dela, é possível depositar o fertilizante e as sementes de forma variável ou fixa de acordo com as variabilidades físicas e químicas do solo, conforme um mapa de recomendação. “Com o uso da taxa variável é possível aplicar somente a quantidade necessária de sementes e fertilizantes, permitindo assim a otimização dos recursos. Este processo torna-se econômico, o desperdício de produtos é evitado e o produtor obtém um retorno significativo em seu negócio”, esclarece o especialista.
A principal característica da linha de plantio HiTech é a precisão na deposição da semente tanto em profundidade quanto no espaçamento entre as mesmas, garantindo maior uniformidade na germinação nas mais diversas condições. Ponto que merece ser destacado ainda é a manutenção facilitada, tornando o produto mais simples ao operador.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura