Escola Superior de Agricultura sedia Workshop Científico nesta quinta (06) e sexta-feira (07)

Durante os dois dias, especialistas apresentarão seminários, Distritos Agro Tecnológicos, debates e encaminhamentos

05.06.2024 | 15:09 (UTC -3)
Alicia Nascimento Aguiar
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Nesta quinta (06) e sexta-feira (07), a Escola Superior de Agricultura será sede do Workshop Científico - Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCd-AD/Semear Digital). Durante esses dois dias ocorrerão apresentações relacionadas ao tema, além de seminário, apresentação dos Distritos Agro Tecnológicos, debates e encaminhamentos. O evento acontecerá no Anfiteatro do EsalqLog, no dia 06 de junho, das 13h30 às 17h40, e no dia 07 de junho, das 8h30 às 17h30.

O avanço no uso de tecnologias digitais é apontado como um dos fatores determinantes para que a agricultura brasileira mantenha sua capacidade produtiva de maneira sustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental e social. A participação de pequenos e médios produtores rurais neste processo de transformação no campo é fundamental. Para isso, a Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), lançaram o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Agricultura Digital (CCD-AD/Semear Digital).

CCD-AD Semear

Sediado na Embrapa Agricultura Digital, em Campinas, o CCD-AD Semear é um dos Centros de Ciência para o Desenvolvimento da Fapesp e tem o objetivo de contribuir para ampliar a produção e produtividade agrícola de maneira mais sustentável por meio de tecnologias digitais.

Distritos Agrotecnológicos

Entre as ações previstas, estão os Distritos Agrotecnológicos (DATs), em diferentes regiões do País, para a promoção de soluções de conectividade em áreas rurais e a inserção de tecnologias digitais em processos de produção agropecuária, envolvendo, por exemplo, aplicações em inteligência artificial e sensoriamento remoto, automação e agricultura de precisão, rastreabilidade e certificação.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro