Esalq tem novo diretor

06.12.2010 | 21:59 (UTC -3)

Após encabeçar a lista tríplice no 1º escrutínio onde seria necessário obter metade dos votos mais um do colégio eleitoral composto por 158 eleitores, José Vicente Caixeta Filho (48), docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), que durante eleição para composição da lista obteve 101 votos, foi designado pelo reitor da Universidade de São Paulo (USP), João Grandino Rodas, o novo diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). A portaria do reitor de 29 de novembro de 2010, foi publicada no Diário Oficial deste sábado (4).

 

Caixeta é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) (1984), mestrado em Economics - University of /New England (Austrália, 1989), doutorado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP (1993) e pós-doutoramento na Christian-Albrechts Universitat zu Kiel (Alemanha, 1994). Atualmente é professor titular e chefe do LES, coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG). Sua área de atuação em termos de ensino, pesquisa e extensão é voltada para temas e instrumentos analíticos relacionados à Logística Agroindustrial, com destaque para os trabalhos focados nos seguintes temas: transporte, armazenamento, pesquisa operacional (programação linear e inteira, particularmente).

 

Para o piracicabano Caixeta, a preferência pelo seu nome demonstra que a Escola, que hoje possui 22 tipos distintos de formação profissional entre seus professores, passa por uma transformação ao escolher um engenheiro civil para assumir o cargo de diretor. “Fico extremamente feliz e honrado com a oportunidade de poder servir a ESALQ durante esses próximos 4 anos, sempre que possível contando com a participação efetiva dos colegas docentes, servidores não-docentes, alunos de graduação e de pós-graduação. Será, também, uma oportunidade importante para que a ESALQ tenha uma aproximação mais evidente com a sociedade local e regional, compartilhando suas experiências e feitos técnicos, assim como confirmar o seu interesse em ouvir e contribuir com a solução das diversas demandas dos diferentes ambientes dessa sociedade”, declara o novo diretor, que assumirá sua função em janeiro de 2011.

 

Plano de gestão

 

Para melhoria da gestão técnico-acadêmica Caixeta evidencia discussões periódicas sobre estruturas/programas de disciplinas (pós-graduação e graduação); valorização para os cursos de graduação, incluindo o apoio a projetos de criação de novos cursos, internacionalização; planejamento e acompanhamento da empregabilidade dos alunos; continuidade do processo de revisão de estruturas e/ou criação de programas de pós-graduação; maior interação técnica entre os docentes da ESALQ: seminários internos para a apresentação de áreas de atuação, seminários externos (extensão).

 

Já para a melhoria da gestão administrativa, o novo diretor propõe o aumento da eficiência e da celeridade de procedimentos, sempre pautada por altos índices de produtividade. Nesse sentido, entre outros itens, Caixeta pretende trabalhar na promoção de encontros ?sociais? periódicos com docentes e funcionários, para apresentação de novos colegas e despedida daqueles que se aposentam; elaboração de ?banco de projetos? visando a implementação de iniciativas de médio e longo prazos; implementação de espaço de convivência amplo e funcional para os alunos (área de alimentação, lazer, serviços e outros); ampliação do apoio a práticas esportivas na ESALQ; desenho e manutenção de infraestrutura adequada para os cursos noturnos; apoio à realização das reformas necessárias na Casa do Estudante Universitário (CEU) e na Vila Estudantil; maior número de vagas nas áreas de estacionamento (apreciação de projetos voltados à criação de novos “bolsões”- internos e externos - de estacionamento); levantamento de projetos já realizados e de oportunidades existentes de captação de recursos voltados à viabilização de “Centro de Convenções”; avaliação da possibilidade/oportunidade de implantação de transporte coletivo interno ao Campus assim como da criação de novas áreas de alimentação dentro do Campus; ampliação de frentes voltadas ao treinamento e à capacitação de funcionários.

 

Alicia Nascimento Aguiar

Assessoria de Comunicação - USP ESALQ

(19) 3429-4109

alicia@esalq.usp.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro