Rastreabilidade e indicação geográfica vão impulsionar cadeia produtiva do pinhão
Protocolo inédito vai garantir mais segurança aos consumidores, além de agregar valor ao produto
Todos os anos, a Epagri reúne uma turma de agricultores para capacitar no curso sobre produção de maçãs em São Joaquim, na Serra Catarinense. O objetivo é preparar os produtores que pretendem ingressar na produção de maçãs, mas também atualizar tecnicamente aqueles que já trabalham na atividade e buscam informações sobre novas tecnologias. O Curso Sobre Produção de Maçãs está na 5ª edição e já iniciou as atividades com cerca de 30 alunos.
A capacitação soma 40 horas e se divide em oito etapas de um dia. Os encontros acontecem a cada 15 dias, com aulas no Centro de Treinamento e na Estação Experimental da Epagri de São Joaquim. “As aulas são organizadas para evitar o afastamento dos agricultores da propriedade por tempo prolongado. Também escolhemos o período de outono/inverno, quando as atividades nas propriedades rurais exigem menos dos fruticultores”, explica Názaro Vieira Lima, extensionista da Epagri em São Joaquim.
A programação do Curso Sobre Produção de Maçãs inclui aulas teóricas e diversas atividades práticas. Os participantes aprendem sobre o preparo do terreno para implantação do pomar, monitoramento de pragas e doenças, poda e condução das macieiras, raleio dos frutos, tratamentos fitossanitários, identificação do ponto ideal de colheita, entre outros temas. Durante o curso, a turma também faz visitas técnicas a pomares altamente tecnificados e à unidade de classificação e embalagem de maçãs de uma cooperativa da região. Os instrutores são profissionais da pesquisa e da extensão rural da Epagri e também de instituições parceiras.
Desde a primeira edição, o Curso Sobre Produção de Maçãs já capacitou mais de 100 alunos, entre produtores e técnicos. A procura pela capacitação é alta, por isso os interessados na edição do próximo ano já podem entrar na lista de espera. Para isso, é preciso entrar em contato com a Gerência Regional da Epagri de São Joaquim.
As tecnologias desenvolvidas pela Epagri para a produção de maçã e o trabalho de assistência técnica oferecido para essa cadeia produtiva contribuem para manter Santa Catarina na liderança da produção nacional. Na safra 2022/23, o Estado colheu 555 mil toneladas da fruta. Segundo dados da Epagri/Cepa, são 15.779ha cultivados com maçã em território catarinense, o que representa aproximadamente 47% da área plantada no Brasil. Em São Joaquim e região, cerca de 2,6 mil agricultores familiares atuam na produção de maçãs em 14 mil hectares de área plantada.
Mais informações e inscrições no curso: Epagri/Gerência Regional de São Joaquim – Fone: (49) 3233 8448 ou por e-mail: grsj@epagri.sc.gov.br, nazaro@epagri.sc.gov.br , maevebranco@epagri.sc.gov.br.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura