Pista limpa na oferta Angus no 11º Remate 3 Marcas
Uma das principais novidades da 28ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, de Santa Rosa, é a realização do Feirão Mais Alimentos, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A abertura oficial do evento ocorre no próximo sábado (08/10), às 10h, no Parque de Exposições do município. Com entrada gratuita, o encontro está sendo preparado para receber público superior a 120 mil pessoas até o dia 12.
Segundo o presidente do evento e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, o técnico em agropecuária José Vanderlei Wauschburger, o evento surgiu com o objetivo de fomentar a produção de hortigranjeiros na cidade e região. “Outra inovação para esta edição é o retorno da realização do Hortishow no Parque de Exposições e durante o período do Hortigranjeiros”, anunciou.
O técnico agrícola da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Fábio Scalco, informou que, nesses quase 30 anos, o número de produtores reduziu no município, mas a área cultivada e produtividade mais que duplicou. “Isso graças à aplicação de novas tecnologias e assistência técnica oferecida aos produtores”.
Para a produtora Cornélia Bortoli, a produção de hortigranjeiros é a melhor alternativa para a agricultura familiar. “É difícil para uma família sobreviver plantando as culturas tradicionais, como soja e trigo, em uma pequena área”. Ela destacou ainda que a participação no evento é uma grande vitrine dos produtos que são comercializados três vezes por semana no Mercado Público e também para supermercados e merenda escolar.
O Feirão, promovido pelo MDA, é espaço para o agricultor familiar encontrar produtos contemplados pelo Programa Mais Alimento disponíveis para comercialização em um verdadeiro showroom de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. Nele, o produtor também receberá orientações, esclarecimentos e, principalmente, o encaminhamento de negócios.
O agricultor familiar terá no Feirão uma mostra do que pode comprar para modernizar sua atividade. Para facilitar as negociações, o produtor contará com a orientação de parceiros, como assistência técnica, bancos e cooperativas de crédito. A Emater/RS-Ascar examinará a condição de cada agricultor e orientará a melhor compra de equipamento. Os agentes de crédito vão avaliar as condições cadastrais e os níveis de garantias exigidos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura