Bons volumes de chuva em setembro favorecem cultivos de inverno
Dados espectrais mostram que as condições têm sido favoráveis nas principais regiões produtoras de trigo
A Edenred Ticket Log realizou uma pesquisa com gestores de 300 empresas para entender o estágio atual da eletrificação de frotas no Brasil. O estudo revelou que 18% das companhias já utilizam veículos elétricos e outros 18% planejam adotá-los nos próximos três anos — ou seja, quatro em cada dez empresas estão diretamente envolvidas com esse movimento.
Entre as que já operam com veículos elétricos, 60% afirmam que a decisão foi impulsionada por metas de descarbonização, enquanto 47% mencionam a busca por inovação como principal motivador. Além disso, 23% dessas empresas já estabeleceram metas para expandir o uso desse tipo de veículo em suas frotas. Entre aquelas que ainda não possuem veículos elétricos, mas pretendem adquirir, a descarbonização é o principal objetivo para 69% destas.
“Os números revelados pela pesquisa dão destaque ao papel estratégico da sustentabilidade no avanço da eletrificação de frotas, devido à preocupação das companhias em alinharem seus negócios às expectativas e regulamentações futuras. Quando adotamos tecnologias mais limpas, estamos não apenas otimizando a operação, como também alinhando nossos negócios às expectativas sociais de descarbonização, catalisando a inovação e fortalecendo o compromisso com um futuro mais sustentável”, comenta Bruno Barbosa (na foto), Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o número de veículos eletrificados (híbridos e elétricos) atingiu aproximadamente 100 mil unidades vendidas no Brasil somente no primeiro semestre de 2025, com um crescimento de 195% em dois anos. Essa tendência comprova o crescimento do interesse da sociedade em eletrificação de veículos e aponta que o caminho deve ser também cada vez mais seguido por empresas do setor de transporte.
“Embora o Brasil tenha, ainda, um caminho a percorrer, nossa pesquisa concluiu que 18% das empresas ouvidas já possuem algum veículo elétrico ou híbrido. Isso mostra o quanto a eletrificação de frotas tem sido um movimento de transformação para uma mobilidade mais sustentável”, conclui Bruno.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura