Mapa define direcionamento de recursos do Funcafé na safra 2022/23
Os recursos para financiamento do setor cafeeiro somam mais de R$ 6 bilhões
Com o objetivo de criar novas oportunidades para a geração de negócios de impacto nas cinco regiões brasileiras, a Embrapa assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Impact Hub Brasília, que faz parte de uma organização global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas de capacitação que inspiram, conectam e geram impacto.
A parceria vai contribuir para a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, a partir da utilização de tecnologias sociais para a geração de oportunidades de empreendedorismo social e para a solução de problemas desses agricultores.
O acordo, que tem prazo de cinco anos, prevê a promoção de jornadas de aprendizagem para equipes da Embrapa e empreendedores sociais, mentorias para as áreas de modelagem de negócios e conexão com o ecossistema de negócios de impacto, além da publicação de editais para a seleção de tecnologias com potencial de gerar negócios com impacto socioambiental positivo para os agricultores.
De acordo com a diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Regina Martin, “o acordo representa um grande ganho para a Embrapa, porque irá contribuir para aprimorar a atuação da Empresa em relação a negócios de impacto socioambiental e para a cultura de inovação social”, destaca a diretora.
Deise Nicoletto, fundadora do Impact Hub Brasília, enfatiza a importância de gerar impacto socioambiental coletivo, tanto de forma local quanto global. "A parceria com a Embrapa vai potencializar o fortalecimento do ecossistema de inovação e impacto socioambiental e também o conhecimento sobre o assunto. Cocriar projetos, conectar os diferentes setores e atuar de forma colaborativa é essencial para um impacto cada vez mais efetivo", reforça Nicoletto.
Para a execução do acordo estão previstas diversas iniciativas que visam “ampliar a cultura de inovação social e fomentar negócios de impacto que melhorem a vida da sociedade, seja no campo ou na cidade”, explica Ynaiá Bueno, supervisora de Inclusão Tecnológica da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN).
Uma dessas iniciativas é a promoção da Semana da Inovação Social e Negócios de Impacto - prevista para o segundo semestre de 2022, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre inovação social e negócios de impacto e conectar a Embrapa ao ecossistema de impacto.
A partir daí será realizado um mapeamento das tecnologias com potencial de impacto, visando cocriar iniciativas e negócios com parceiros estratégicos que contribuam para o aprimoramento dos sistemas agroalimentares, a geração de renda, a inclusão socioprodutiva dos agricultores e o fortalecimento e ampliação do acesso a mercados.
A inserção da Embrapa no ecossistema de impacto, que é um dos objetivos dessa parceria, oportuniza a articulação entre instituições públicas e privadas, agentes financiadores, redes sociotécnicas e empreendedores sociais com o intuito de promover ações com impacto socioambiental positivo para a sociedade.
O Impact Hub Brasília faz parte de uma rede global que está presente em mais de 60 países com espaços compartilhados que oferecem suporte para comunidades empreendedoras e programas de capacitação e impacto socioambiental. O foco é construir ecossistemas que inspirem e conectem pessoas e instituições com o intuito de promover inovação empreendedora em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A organização conta com uma ampla rede de relacionamentos que pode ser envolvida nas ações pactuadas com os parceiros, a fim de transformar as propostas em ações mais inclusivas e sustentáveis.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Os recursos para financiamento do setor cafeeiro somam mais de R$ 6 bilhões
Perspectiva de produção total é de 5 milhões de toneladas de grãos, sendo 3,9 milhões de toneladas de trigo, 870,2 mil toneladas de aveia branca, 108,6 mil toneladas de cevada e 91,3 mil toneladas de canola
“Missões Vendedores” são parte da estratégia de divulgação e fortalecimento da imagem do produto nacional nos países vendedores, concentrados no continente asiático, dentro do escopo do projeto Cotton Brazil, da Abrapa
43ª Semana da Citricultura, 47ª Expocitros e o 53º Dia do Citricultor; eventos são considerados os maiores em conhecimento, inovação e feira de marketing e negócios da citricultura da América Latina