Bayer informa sobre cortes de pessoal para "melhorar desempenho"
Companhia adotará modelo operacional em nível global, o "Dynamic Shared Ownership"; ele inclui reduzir hierarquias, eliminar burocracia e acelerar processos decisórios
A Embrapa Café lança no dia 18 de janeiro, quinta-feira, um novo curso gratuito sobre podas do cafeeiro arábica. Com carga horária de cinco horas, a capacitação está disponível na plataforma de aprendizagem virtual da Embrapa e-Campo e é ofertada de forma assíncrona, ou seja, o aluno escolhe o melhor horário para acessar o conteúdo e realizar as atividades, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.
De acordo com o chefe-geral da Embrapa Café, Antonio Fernando Guerra, o curso foca na necessidade de levar ao conhecimento de produtores, agrônomos, agentes de assistência técnica e extensão rural atuantes na cafeicultura e estudantes de agronomia as melhores práticas para a poda do cafeeiro arábica. “Mesmo profissionais que já atuam há bastante
tempo na cafeicultura podem se beneficiar com essa capacitação que, além de mostrar os aspectos fisiológicos e as finalidades dos diferentes tipos de podas, apresenta o correto manejo da lavoura após a realização da poda”, avaliou.
As aulas são ministradas pelo pesquisador da Embrapa Café, André Dominghetti Ferreira, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia. Ele adianta que o curso permitirá que o profissional conheça o conceito, as características e os equipamentos necessários à implementação das práticas de recepa; esqueletamento; e do desponte e decote nos cafeeiros da espécie Coffea arabica. “A poda do cafeeiro é uma prática que, se realizada corretamente, renova os ramos produtivos, adequa a arquitetura da planta para tratos culturais, favorecer a luminosidade e aeração das lavouras, possibilitando a recuperação do potencial produtivo da lavoura”, exemplifica Ferreira.
Por ser uma capacitação de oferta contínua, o participante terá acesso ao curso por tempo indeterminado. Porém, sugere-se que seja concluído em até 10 dias, para uma maior efetividade da aprendizagem. Após a conclusão de todas as atividades propostas, o participante terá direito a um certificado.
Continuam abertas as inscrições para o curso “Cafeicultura no Cerrado”, que já instruiu mais de duas mil pessoas. O curso apresenta o panorama da cafeicultura no bioma Cerrado e capacita os participantes nas melhores práticas para implantação e manejo do cafeeiro e na escolha das melhores cultivares disponíveis, de acordo com as necessidades de produção. Apesar do enfoque no bioma Cerrado, os conhecimentos apresentados são válidos para as demais regiões cafeeiras.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura