Segue plantio da soja iniciado nos últimos dias no RS
Elevada umidade no solo durante praticamente toda a semana não permitiu avanços significativos
A Abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2021/2022 será realizada nesta sexta-feira (22/10). O evento está marcado para 14 horas, na Fazenda Três Irmãos (Família Perinelli), em Campinorte. O município está localizado na Região Norte do Estado, a 300 quilômetros de Goiânia. Estão confirmadas as presenças de produtores, técnicos, profissionais, representantes de entidades e autoridades políticas, entre elas o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça – que representará o governador Ronaldo Caiado -, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Sistema Faeg Senar), deputado federal José Mário Schreiner, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Joel Ragagnin.
A produção de soja em Goiás na safra 2020/2021 foi de 13,7 milhões de toneladas, com produtividade média de 3,7 toneladas por hectare em uma área plantada total de 3,7 milhões de hectares. Para safra 2021/2022, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 14,1 milhões de toneladas. O volume representa um acréscimo de 2,9% em relação à safra anterior. A Conab também projeta um aumento de 5,6% na área cultivada do grão. Com o resultado, Goiás deve se manter na quarta posição nacional entre os Estados que mais produzem a oleaginosa.
Campinorte está localizado na área de expansão da sojicultura em Goiás. Em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada no município foi de 10 mil hectares e a produção total de 33,6 mil toneladas — crescimento de 5,3% e 17,9% em relação a 2019, respectivamente. Em toda a Região Norte do Estado, a área plantada com soja foi de 194,0 mil hectares em 2020. Ainda de acordo com o IBGE, a produção atingiu 645,0 mil toneladas no mesmo ano, movimentando cerca de R$ 878,7 milhões.
“A soja é um dos principais produtos da pauta de exportações do Estado e vive um bom momento com demanda aquecida e bons preços no mercado internacional. Ao contrário do que se pensava antigamente, quando o solo da região era visto como improdutivo, o Norte Goiano tem grande potencial para produção de soja e outras culturas de forma sustentável. Estamos ao lado do produtor goiano, orientando e proporcionando condições para que ele produza alimento, gere riqueza e crie empregos”, diz o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça.
A Abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2021/2022 é uma realização do Sistema Faeg Senar e da Aprosoja-GO, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Seapa. Antes do início simbólico do plantio com as plantadeiras em campo, está prevista a apresentação do painel técnico “Economia, mercado e insumos: o que esperar desta safra de soja?”, com o coordenador institucional do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Leonardo Machado, presidente da Comissão de Grãos da Faeg, Ênio Fernandes, e consultor da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira.
Anfitrião do evento, o produtor Eugênio Perinelli (hoje com 74 anos) nasceu na Itália e veio para o Brasil no fim da década de 1940, aos 7 anos de idade. A Europa estava arrasada pela Segunda Guerra Mundial. A família (pai, mãe e três filhos) chegou no Paraná, mas decidiu se instalar em São Paulo, num sítio na região de Campinas. Ali, produzia milho, aves e suínos. Na década de 1980, Eugênio e os dois irmãos venderam quase tudo e se transferiram para Goiás. Entusiasmados com as planícies do Cerrado, compraram 42 alqueires em Campinorte, onde plantaram milho e arroz. A partir de 1990, começaram a cultivar soja. Ao longo dos anos, adquiriram e arrendaram novas terras. A família Perinelli planta, atualmente, 3,5 mil hectares nos municípios de Campinorte, Uruaçu e Mara Rosa, em Goiás, e mais 2,5 mil hectares em Araguaçu, no Tocantins. Também é sócia de uma revenda de insumos e proprietária de uma transportadora.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Elevada umidade no solo durante praticamente toda a semana não permitiu avanços significativos
Presidente e diretores receberam prefeito e vice-prefeito de Resende, secretários de Meio Ambiente, entidades ambientais e representantes de órgãos municipais e estaduais