Calibragem correta em semeadoras para culturas de verão e inverno
Para garantir um estande de plantio perfeito e uma germinação esperada, é necessário calibrar e regular todos os componentes da semeadora-adubadora
A startup gaúcha voltada para o agronegócio, Elysios Agricultura Inteligente, foi uma das três vencedoras do BRDE Labs 2020. O programa de aceleração do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul-BRDE foi criado com objetivo de captar e acelerar startups que resolvam problemas latentes que o estado vem enfrentando no cenário atual, aproximando empresas, governo, universidades e o BRDE, para promoverem soluções inovadoras para o Rio Grande do Sul. Dessa forma, apresentando sua solução na forma do Caderno de Campo Digital, a startup, graduada pela Incubadora Tecnológica Hestia da UFRGS, conquistou o terceiro lugar no programa.
A escolha levou em conta o potencial da empresa para contribuir com a retomada econômica após a pandemia. As vencedoras receberão prêmios que vão de R$ 10 mil a R$ 25 mil, além de apoio para encontrar parceiros para novos negócios.
No programa de aceleração, as startups foram acompanhadas por mentores indicados pelos organizadores - a Aceleradora VENTIUR, BRDE e a Aliança para Inovação formada pelas universidades UFRGS/PUC/Unisinos, através de seus parques tecnológicos.
Os temas selecionados para serem trabalhados pelas startups envolveram agronegócio, indústria 4.0 e IoT (Internet das Coisas). A Elysios Agricultura Inteligente, que utiliza inteligência artificial e a Internet das Coisas para desenvolver soluções inteligentes para horticultura e fruticultura de precisão, foi selecionada na categoria agronegócio, setor ao qual o BRDE está diretamente ligado.
A solução da startup entrega para os produtores, técnicos e cooperativas o sensoriamento e rastreabilidade dos cultivos, funcionando através do Caderno de Campo Digital. Assim, o produtor pode ter melhor controle e otimizar o uso de água e insumos, por exemplo, evitando gastos desnecessários além de visualizar em tempo real a produção, coletar dados do campo e rastrearem todos os acontecimentos do cultivo.
O resultado dos ganhadores do BRDE Labs veio na mesma semana em que a Elysios foi selecionada para outro programa de aceleração, desta vez, de uma das maiores empresas do mundo, o Facebook. Através do programa Caderno Digital, o Facebook busca soluções inovadoras para o agro na América Latina.
“Estamos muito felizes com esse reconhecimento, isso reforça nosso viés de estar sempre aprendendo e aproveitando essas oportunidades, de ser um bom parceiro para esse movimento de inovação aberta. É um reconhecimento do nosso trabalho e do impacto que estamos causando, nos dedicando a estas iniciativas”, destaca o CEO e um dos fundadores da Elysios, Frederico Apollo Brito.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura