Doenças de tronco da videira serão temas de palestra internacional nesta quinta (25)

Evento acontece na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul; as inscrições são gratuitas

24.01.2024 | 13:42 (UTC -3)
Viviane Zanella, edição Revista Cultivar
Foto: Marcus Almança
Foto: Marcus Almança

A Embrapa Uva e Vinho, com sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, recebe, nesta quinta-feira (25/1), uma palestra da pesquisadora e ampelógrafa americana, Lucie Morton. Ela é co-fundadora do grupo internacional "Grapevine Trunk Disease" (Doenças de Tronco da Videira), e apresentará a temática “Doenças de Tronco: Um Desafio Mundial para uma Viticultura Sustentável". O evento é gratuito e aberto aos interessados, que podem realizar sua inscrição pelo e-mail: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br. A palestra será integralmente ministrada em inglês. 

Lucie compartilhará informações valiosas baseadas em mais de 50 anos de experiência no mundo da viticultura global. Desde sua formação nos anos 70, em Montpellier (França), onde foi aluna do professor Pierre Galet, Morton desempenhou papel crucial como consultora em diversas vinícolas americanas, especialmente no Napa Valley, além de vários outros países. 

Além de sua atuação como consultora, Lucie Morton é uma entusiasta das uvas americanas e híbridas. Sua visita ao Brasil tem um propósito especial: a produção de um filme sobre o resgate de cultivares americanas extintas nos Estados Unidos e que encontraram refúgio na Serra Gaúcha, como a Cynthiana (também conhecida como Zeperina e Norton) e a Cunningham (também conhecida como Champagneta, Champagnon, Herbemont ou Pica Curta).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro