Diretor da Fundação Chapadão visita a Espanha para conhecer tecnologia no uso de fosfatos

16.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

De 07 a 11 de fevereiro um grupo de pesquisadores do Brasil, os Mestre do Campo, esteve na Espanha a convite da Timac Agro com intuito de conhecer uma tecnologia Top-Phos, que incorpora uma molécula orgânica que se liga ao fósforo através de uma ponte metálica. Esta tecnologia a protege contra complexação do fósforo com o ferro e o alumínio, tornando-o mais disponível as plantas devido sua menor adsorção no solo.

 

O Engenheiro Agrônomo, Edson Borges, afirma que “se de fato os conceitos científicos aplicarem ao campo, teremos em poucos anos uma revolução no uso desta nova fonte de fósforo. Isto é de fundamental importância pois as fontes de fósforo são finitas e ditam que em um período de no máximo 150 anos não teremos mais fósforo, assim com esta descoberta acredito que teremos uma sobrevida maior destas fontes de fósforo pois este nutriente é essencial para a produção agrícola”.

 

O produto apresentado pela Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha e pela Timac Agro é uma nova geração de fosfato monocálcico, que melhora a absorção de fósforo pela planta tanto em solos ácidos quanto nos alcalinos, podendo se utilizado em qualquer tipo de cultura, além de possuir na sua formulação cálcio e enxofre, importantes macroelementos com comprovada resposta na produtividade.

 

Assim ao longo do tempo teremos uma grande percentagem do produto mais disponível e de forma assimilável para a planta e uma menor parte fixado no solo, ao inverso do que ocorre hoje. “Nesta safra teremos resultados que serão disponibilizados aos produtores e que para as safras seguintes o setor de fertilidade do solo da Fundação Chapadão através de nosso pesquisador Marcelo Valentini Arf intensificaremos nossas pesquisas para conhecer esta inovação”, diz Borges. Para Arf hoje temos várias fontes de fósforo (superfosfato simples, superfosfato triplo, MAP, DAP...) e esta surge como uma proposta inovadora e revolucionária. Vamos levá-la ao campo e à medida que tivermos resultados avaliados sobre as características na nossa região iremos disponibilizando aos nossos produtores rurais.

 

Edson Borges

Fundação Chapadão

(67)3562-2032

edsonborges@fundacaochapadao.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro