Preços pagos ao produtor tem aumento de 1,45% na segunda quadrissemana de dezembro
O presidente da Emater/RS, Lino De David, e os diretores técnico e administrativo da Instituição, Gervásio Paulus e Valdir Zonin, apresentaram o balanço e avaliação do ano de 2011 e perspectivas e projetos para serem executados em 2012 para os 320 empregados do escritório central e da Gerência e Laboratório de Classificação. A atividade foi realizada na última segunda-feira (19/12), no Guaíba Country Clube, em Eldorado do Sul.
Na ocasião, o presidente da Emater/RS ressaltou a criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) pelo Governo do Estado e a estreita relação mantida entre a Instituição e a pasta comandada por Ivar Pavan. “O próprio secretário, que vem de uma família de pequenos produtores rurais, sabe o que representa a Emater para os agricultores familiares”, destacou. Para De David, uma das principais vantagens na parceria com a SDR diz respeito ao prazo dos convênios, que tinham que ser renovados anualmente e, a partir deste ano, fazem parte do Plano Plurianual da SDR, tendo quatro anos de duração, com ajustes orçamentários anuais. “Isso dá tranquilidade para se trabalhar”, completa De David.
Sobre as principais ações desenvolvidas pela Emater/RS-Ascar neste ano, De David destacou a ampliação e qualificação da capacidade operacional, a recuperação financeira e, principalmente, a reconquista do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) da Ascar, suspendendo a exigibilidade de todos os créditos tributários relativos a contribuições de seguridade social, constituídos contra a Instituição, e cessando as cobranças administrativas e judiciais. O aumento do orçamento da Emater/RS-Ascar, de R$ 172,3 milhões em 2011 para R$ 203,9 em 2012 foi outro ponto destacado por De David. “É a demonstração de um governo que quer recuperar o serviço de Assistência Técnica e Social e de Extensão Rural no Estado”, finalizou.
O diretor administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin, falou dos recursos investidos durante o ano na aquisição de veículos e equipamentos de informática e ressaltou a contratação de 352 empregados e a abertura de um novo processo seletivo para reposição do quadro funcional. Já o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, citou os programas executados durante 2011, como agroecologia, cooperativismo, agroindústria, crédito rural, chamadas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural, além dos Programas RS Biodiversidade e Leite Gaúcho. Paulus lembrou ainda o lançamento da Campanha Estadual Contra o Uso de Agrotóxicos e a retomada dos Seminários Estadual e Internacional sobre Agroecologia.
Depois da reunião, foi realizada confraternização dos empregados, com almoço, sorteio de brindes e brincadeiras. O evento integra o roteiro que vem sendo cumprido nas dez regiões administrativas da Instituição no Estado. Nesta quarta-feira (21/12), a direção esteve reunida com os empregados da região de Caxias do Sul e, na quinta-feira (22/12), será a vez do Regional Lajeado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura