Dia de Campo promove diversificação de culturas em pequenas propriedades

25.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Marco Medronha

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Agropecuária Rural, realizou na quarta-feira (24), no município de São Lourenço do Sul, o Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), através do Programa Territórios da Cidadania da Azonasul do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O Dia de Campo contou com a participação de mais de 150 agricultores familiares da região. Entre as atividades propostas, a Emater/RS-Ascar apresentou formas de manejo para limpeza de ordenhadeiras e equipamentos adequados para a higienização, como forma de garantir a qualidade do leite nos padrões exigidos pela Normativa 51. Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar Vitor Hugo Wienke, a higiene dos equipamentos é essencial para agregar valor, manter a qualidade do leite e garantir a segurança alimentar.

Os agricultores também tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias e cultivares de feijão e de milho, além de armazenagem e secagem de grãos, com visita a um silo secador. O agricultor familiar Jorge Blank, atento às explicações dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, comentou: “Achei muito interessante, e com a ajuda deles fica mais fácil e não precisamos nos preocupar em fazer do jeito errado”, disse ele.

Também foram apresentadas oficinas sobre tratamento para pragas e doenças do feijão, piscicultura, adubação com o uso de esterco de peru na agropecuária, avicultura colonial e segurança alimentar.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro