Colheita da soja se aproxima de 50% da área cultivada no RS
Restam consideráveis extensões de lavouras de soja por colher, especialmente na metade Sul do Estado, onde o ciclo da oleaginosa foi encerrado
Franca recebe na quarta-feira, 24 de abril, produtores de café, técnicos e agrônomos para mais uma edição do Dia de Campo da Fundação Procafé. O evento acontece a partir das 8 horas, na Fazenda Experimental de Franca (Avenida Doutor Sidney Romeu Andrade, 2750, Jardim Marambaia) e tem entrada gratuita. Os interessados devem realizar inscrição antecipada pelo site oficial (www.even3.com.br/dias-de-campo/) ou no próprio local. Também é solicitado a doação de um quilo de alimento não perecível.
O Dia de Campo visa demonstrar, na prática, novas tecnologias para a cafeicultura que foram testadas em talhões experimentais da fazenda. O participante tem ainda a oportunidade de se atualizar sobre diretrizes de recomendações para as lavouras cafeeiras e interagir com prestadoras de serviços e empresas de produtos do segmento agrícola.
“Esperamos a presença de mais de mil participantes, compreendendo o engenheiro e o técnico que assistem ao produtor de café, pesquisadores, cafeicultores, líderes e autoridades ligadas ao setor cafeeiro de diversas regiões”, revela Marcelo Jordão Filho, engenheiro agrônomo pesquisador da Fazenda Experimental da Fundação Procafé.
A programação contará com a apresentação de quatro temas gerados através dos trabalhos de pesquisa realizados pela Fundação Procafé, além da visualização prática das plantas nos talhões experimentais.
Segundo a organização, o Dia de Campo em Franca tratará do manejo da adubação e da ferrugem no sistema de podas safra zero, os resultados de competição de cultivares e o uso de drone na cafeicultura.
“O evento começa com um café da manhã, em seguida se formam os grupos para as visitas e seguimos para o campo. Cada grupo vai até um pesquisador que explana o resultado daquela estação de campo. É a oportunidade que o produtor tem de ver em loco a aplicação daquela tecnologia”, explica Jordão, que além de pesquisador também é diretor da Fazenda Experimental de Franca.
O Dia de Campo em Franca é o segundo de uma série de três encontros promovidos pela Fundação Procafé. O primeiro ocorreu no dia 10 de abril em Boa Esperança/MG e o terceiro está programado para os dias 22 e 23 de maio, em Varginha/MG.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura