Plantio do milho no RS se encaminha para o final
Alguns agricultores já concluíram o plantio da safra principal e planejam complementar a área estimada em safrinha
Um levantamento da Embrapa aponta que a utilização de sementes de alto vigor de germinação garante aumento de até 10% na produtividade da soja. Para apresentar as tecnologias que propiciam a produção de sementes de qualidade, a Embrapa Soja promoverá o 4º Curso de Tecnologia de Produção de Sementes de Soja, entre 27 de novembro a 1º de dezembro, na Embrapa Soja, em Londrina (PR).
O acordo com o pesquisador Francisco Krzyzanowski, da Embrapa Soja, a produção de semente de soja, de elevada qualidade, é um desafio para o setor sementeiro, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais. Na safra 22/2023, para semear soja nos 44 milhões de hectares e produzir 154 milhões de toneladas de soja, considerando que 30% dessa área é semeada com semente própria, o Brasil potencialmente utilizou 30,8 milhões de sacas de 60 kg de sementes .
“A qualidade da semente é exigida no campo, onde ocorrem estresses climáticos e nutricionais, frequentemente associados a danos causados por insetos e por microrganismo”, explica o pesquisador. “Neste sentido, a programação do curso contempla as principais técnicas para evitar as causas da interrupção da semente e garantir a produção de sementes de alta qualidade”, destaca.
O Curso de Tecnologia de Produção de Sementes de Soja é dirigido a profissionais envolvidos na produção de sementes de soja e também no processo de armazenamento. As aulas teóricas serão prejudicadas pelos pesquisadores da Embrapa Soja, das equipes de Tecnologia de Sementes e Grãos, de Entomologia, de Ecofisiologia, de Fertilidade e Microbiologia do Solo, de Genética e Melhoramento, de Manejo do Solo e da Cultura, de Plantas Daninhas, além de especialistas em sementes de universidades e outras instituições de pesquisa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura