Cruz das Almas/BA comemora Dia da Mandioca

21.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Praça Senador Themístocles, no centro de Cruz das Almas/BA, será o palco das comemorações do Dia da Mandioca, nesta quinta-feira (22/04), a partir das 15h30.

O evento é promovido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Prefeitura Municipal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Sindicato de Trabalhadores Rurais.

Estarão presentes o prefeito Orlando Peixoto Filho, o chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Domingo Haroldo Reinhardt, e diversas autoridades locais.

Atrações

A homenagem à mandioca vai contar com relato do pesquisador Joselito Motta sobre a importância da raiz na alimentação do brasileiro e com degustação de diversos produtos à base de mandioca, como pizzaioca (pizza com massa de tapioca, sem trigo), pão com fécula e beijus crocantes feitos na hora e servidos com geleia de umbu da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).

Uma pequena feira vai ser montada no local, com estandes para a venda de farinhas, tapiocas, beijus tradicionais, de cambraia (com coco e açúcar) e coloridos preparados com frutas e hortaliças, além de produtos para cabelos à base de quiabo e mandioca.

O evento contempla também a distribuição de manivas-sementes de variedades de mesa (aipim) desenvolvidas pela Embrapa.

A data

Criada pela Embrapa em 2007, a data coincide com o descobrimento do Brasil devido à relevância da raiz, encontrada pelos portugueses logo em 1500. "Alguns historiadores afirmam que, se o Brasil não tivesse mandioca, o tempo de desbravamento seria muito mais longo ou até mesmo impossível. Devido à sua vida útil prolongada, a farinha foi logo incorporada à dieta servida nos navios, indo à África servir de alimento nos porões dos navios negreiros na viagem ao Brasil e também nos ciclos do pau-brasil, da cana de açúcar, do café etc.", revela Joselito Motta.

Para oficializar o Dia Nacional da Mandioca, atualmente tramita na Câmara Federal um projeto de lei de autoria do deputado federal Fernando Melo, do Acre.

Versatilidade

Estudos indicam o uso da fécula da mandioca para substituir em até 20% o trigo importado na fabricação do pão francês, em 30% para outros produtos e até 40% nas massas de pizza. Também na Câmara Federal tramita projeto de lei que "cria o 'pão brasileiro', a ser produzido com farinha de trigo adicionada de farinha de mandioca refinada, de farinha de raspa de mandioca ou de fécula de mandioca, adquiridos pelo poder público, e estabelece regime tributário especial para a farinha de trigo misturada, e dá outras providências".

A mandioca recebe inúmeros usos na alimentação humana, animal e principalmente na área industrial, onde fécula e amidos modificados são matérias-primas para papéis fotográficos, colas, cervejas, tintas, vestuário e embalagens biodegradáveis, em substituição a derivados de petróleo, entre outras aplicações.

Na alta gastronomia, já está sendo usada por chefes de cozinha e culinaristas de todo o país como Iracema Sampaio, Nelson Conceição, Braulino Oliveira, Teresa Corção, Alex Atala, Dona Lucinha, Margarida Nogueira, Neide Rigo, Beth Beltrão, Claude Troisgros, Beto Pimentel, Paulo Martins, Rafael Sessenta, Tereza Paim, Ofir Oliveira, Faustino Paiva e Layr Marins, entre outros.

Léa Cunha

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical

(75) 3312-8076 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro