CESB comemora 15 anos
O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja e o Fórum Nacional da Máxima Produtividade de Soja do CESB tornaram-se referências em termos de estímulo das mais altas produtividades de soja
Drones agrícolas estão no centro da parceria entre as instituições, que trabalharão conjuntamente para realizar capacitação de pilotos e outros profissionais sobre esta moderna tecnologia.
De acordo com o Termo de Cooperação Técnica, a CropLife apoiará os Cursos para Pilotos de Drones Agrícolas que a consultoria realiza mensalmente, com mais de 400 profissionais já formados.
“Nossos cursos ensinam a voar os drones e a aplicar defensivos agrícolas com os drones, duas coisas diferentes, mas igualmente importantes”, afirma Eugênio Schröder, diretor da Schroder Consultoria Agro.
O programa tem um módulo teórico de 30 horas-aula, que inclui o conteúdo do Curso para Aplicador Aeroagrícola Remoto – CAAR, exigido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, que certifica os cursos da consultoria.
Um módulo prático com dois dias em campo ensina a operar os drones, destacando aspectos de segurança operacional e ambiental.
Na opinião de Roberto Araújo, Líder de Sustentabilidade e Stewardship da CropLife Brasil, este módulo prático é muito importante para que os profissionais realizem corretamente as aplicações de defensivos agrícolas químicos e biológicos, sementes e fertilizantes.
Araújo salienta que diversas empresas associadas da entidade já participaram dos cursos de drones da consultoria, e que a parceria prevê outras atividades, como o desenvolvimento e atualização de materiais educativos para os aplicadores e para os contratantes dos serviços de aplicação com drones.
“Os drones agrícolas estão entre as tecnologias mais modernas e seguras para aplicação de insumos nas lavouras, pois não necessitam de pessoas no interior da área a tratar, trazendo conforto e segurança para a saúde dos trabalhadores rurais”, destaca Viviane Burkert, engenheira de segurança do trabalho e sócia da Schroder Consultoria Agro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura