Cenário de mercado de milho permanece favorável ao produtor
Mesmo com maior safra, alta demanda deve garantir preços rentáveis ao produtor de milho
As vendas do Grupo BASF aumentaram 11,1%, para € 87,3 bilhões, em 2022, conforme explicaram Martin Brudermüller (esquerda), presidente do conselho de administração, e Hans-Ulrich Engel (direita), diretor financeiro, durante a apresentação dos resultados.
O crescimento das vendas foi impulsionado principalmente por preços mais altos em quase todos os segmentos devido ao aumento nos preços de matérias-primas e energia.
Os segmentos de Materiais e Produtos Químicos implementaram os maiores aumentos de preço. Volumes significativamente mais baixos em geral prejudicaram o crescimento das vendas no Grupo BASF. O desenvolvimento de volumes foi impulsionado principalmente pela redução nas vendas nos segmentos de Tecnologias de Superfície e Produtos Químicos.
Com € 6,9 bilhões, o lucro operacional antes de itens especiais (EBIT) ficou 11,5% abaixo do valor do ano anterior, mas dentro do intervalo previsto. O desenvolvimento dos ganhos foi atribuído a uma forte queda nas contribuições de ganhos dos segmentos de Produtos Químicos e Materiais. Ambos os segmentos registraram margens e volumes mais baixos, bem como custos fixos mais altos.
Em contraste, o EBIT antes de itens especiais aumentou em todos os outros segmentos.
O segmento de Soluções Agrícolas aumentou consideravelmente o EBIT antes de itens especiais, em particular como resultado do desempenho positivo de vendas devido ao aumento de volumes e preços.
Em 2022, os ganhos operacionais do Grupo BASF foram afetados por custos adicionais de energia de € 3,2 bilhões globalmente. A Europa representou cerca de 84% desse aumento, que afetou principalmente a planta de Verbund em Ludwigshafen. Custos mais altos de gás natural representaram 69% do aumento geral nos custos de energia globalmente.
Itens especiais no EBIT somaram menos € 330 milhões em 2022 em comparação com menos € 91 milhões no ano anterior. Com € 6,5 bilhões, o EBIT do Grupo BASF em 2022 foi consideravelmente menor do que no ano anterior.
Vendas para terceiros no segmento de Soluções Agrícolas foram de € 10,28 bilhões em 2022, € 2,118 bilhões acima do ano anterior. O desenvolvimento positivo foi principalmente impulsionado por preços mais altos em todas as regiões. O crescimento das vendas também foi impulsionado pelos efeitos das taxas de câmbio e volumes mais altos.
Na Europa, as vendas subiram € 302 milhões em relação ao ano anterior, para € 2,430 bilhões. Isso se deveu principalmente aos níveis de preços significativamente mais altos. O desenvolvimento das vendas foi apoiado por um forte crescimento de volume, especialmente em fungicidas e herbicidas, enquanto os efeitos cambiais negativos, principalmente da lira turca, tiveram um efeito atenuante.
Na América do Norte, as vendas subiram € 922 milhões para € 4,007 bilhões. Isso foi impulsionado principalmente por preços significativamente mais altos e efeitos cambiais positivos. As vendas também foram impulsionadas por volumes mais altos de herbicidas, em particular.
As vendas na Ásia totalizaram € 1,130 bilhões, um aumento de € 172 milhões em comparação com o ano anterior. Isso se deveu principalmente a volumes mais altos, especialmente de herbicidas. As vendas também foram impactadas positivamente pelos efeitos cambiais e níveis de preços significativamente mais altos.
As vendas na região da América do Sul, África e Oriente Médio totalizaram € 2,712 bilhões, € 722 milhões acima do ano anterior, e foram impulsionadas por preços significativamente mais altos e efeitos cambiais positivos, principalmente no Brasil. Volumes ligeiramente mais altos, especialmente para herbicidas e produtos de tratamento de sementes, também contribuíram para o desenvolvimento positivo.
Com € 1,220 bilhões, a receita das operações (EBIT) antes de itens especiais foi € 505 milhões acima da cifra de 2021. O aumento foi principalmente devido ao forte crescimento das vendas. Isso compensou mais do que o suficiente o aumento dos preços das matérias-primas e da energia e dos custos fixos.
O EBIT foi de € 1,221 bilhões, € 525 milhões acima do ano anterior.
O herbicida Tirexor (trifludimoxazin) foi apresentado pela BASF como destaque em seu balanço. É opção para controle de plantas daninhas resistentes, incluindo aquelas que resistem a outros inibidores de PPO (protoporfirinogênio oxidase). O herbicida já foi lançado com sucesso na Austrália e Canadá, e atualmente está em processo de registro em outros mercados importantes.
Desenvolvido para contribuir com a produção de milho, soja e trigo, o Tirexor tem potencial de vendas na faixa de baixas centenas de milhões de euros para uso convencional. Esse valor deve crescer substancialmente com o lançamento de culturas tolerantes a herbicidas PPO. (A Revista Cultivar publicou matéria sobre esse produto em contexto de parceira entre BASF e Corteva.)
A BAF anunciou que investiu em uma nova central de formulação em Cingapura em 2022. A medida garante a produção de várias tecnologias de formulação próximas aos agricultores da região da Ásia-Pacífico.
Enquanto isso, a modernização da infraestrutura do local na América do Norte foi concluída dentro do prazo. Além disso, a empresa está investindo na rastreabilidade de agroquímicos com base em identificação digital na Europa. Mais investimentos estão sendo feitos para reduzir as emissões de CO2 e resíduos orgânicos em suas plantas.
Entre 2023 e 2027, a empresa planeja investir cerca de € 1 bilhão no desenvolvimento e expansão de suas plantas e infraestrutura, incluindo instalações de pesquisa e desenvolvimento de última geração, além de capacidades de produção e formulação para ingredientes ativos e soluções de sementes, a fim de atender à demanda crescente por soluções inovadoras no futuro.
Com esses investimentos, a empresa espera fortalecer sua presença no mercado global.
A BASF é uma das maiores empresas de proteção de cultivos do mundo. Aderiu ao Código Internacional de Conduta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a distribuição de produtos de proteção de cultivos.
De acordo com informações publicadas, a empresa não vende mais produtos da Classe 1A ou 1B da OMS (alta toxicidade aguda oral e dérmica), mesmo que existam aprovações formais. Dependendo da disponibilidade, oferece alternativas aos clientes.
A BASF também anunciou que passou com sucesso na auditoria de 2022 da Excellence Through Stewardship (ETS), uma iniciativa global da indústria para sementes. Essa iniciativa promove a adoção de sistemas de gestão de qualidade para sementes e programas de responsabilidade de produto que cobrem todo o ciclo de vida. Também tem auditores independentes para verificar o cumprimento das diretrizes.
A auditoria da ETS foi realizada nas operações laboratoriais, instalações biotecnológicas confinadas, responsabilidade geral, gerenciamento de resposta a incidentes e manejo de produtos em diversos locais, incluindo Research Triangle Park e Pikevill nos Estados Unidos, Trindade e Primavera do Leste no Brasil, e Bogotá na Colômbia.
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Mesmo com maior safra, alta demanda deve garantir preços rentáveis ao produtor de milho
Reduzir a dependência brasileira por fertilizantes, de 80% para 50%, até 2050, é o desafio do Plano Nacional de Fertilizantes, que vem sendo trabalhado pela Câmara Técnica de Insumos Agropecuários (CTIA)