A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo - COPLACANA, buscou alternativas para lidar com os desafios impostos pela pandemia e todas as ações foram essenciais para que fosse possível ultrapassar a marca de 2 bilhões em vendas pela primeira vez em seus mais de 70 anos de história, além de ter aumentado em dois dígitos em todas unidades de negócios.
Visando o bem-estar e a saúde de seus cooperados e colaboradores, a empresa implantou um Comitê de Contingência pelo Combate à Covid-19, com o intuito de monitorar o andamento da cooperativa durante o período de pandemia. O uso de máscaras, higienização das mãos, utilização de álcool em gel em todas as dependências, distanciamento social no ambiente de trabalho e áreas comuns, e até mesmo a adesão do teletrabalho quando possível, foram algumas das medidas adotadas.
A 1ª Convenção Digital da Coplacana aconteceu pela primeira vez totalmente online, para as 27 filiais por meio de uma transmissão no YouTube. O presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, no início do evento, reforçou que as dificuldades fazem parte da história da cooperativa e agradeceu o empenho dos colaboradores em continuar as atividades. "Estamos unidos com muita coragem para atravessar esse momento. Por causa da pandemia, não foi possível realizar o nosso encontro presencial, mas estamos realizando a online. Agradeço a todos por trabalharem conosco e atenderem nossos clientes e cooperados da melhor forma possível, seguindo as recomendações necessárias para o momento. Vamos superar mais essa situação", afirmou.
No ano que passou, a equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) atuou para reforçar o seu papel dentro da agenda estratégica, em prol de transformar a empresa, seja nos aspectos Organizacionais ou Humanos. Eles foram responsáveis por refletir sobre novos treinamentos, mesclando o presencial e o online, sempre em busca de melhores resultados. O ponto central foi a criação do Clube de Negócios Coplacana, essencial para a capacitação da equipe em diversas frentes.
Em 2020, a Massey Ferguson Coplacana também brilhou, ao conquistar seu espaço entre as escolhas dos cooperados quando se trata da aquisição de maquinários. Seguindo o crescimento do setor de máquinas e equipamentos agrícolas, as lojas Massey Ferguson Coplacana superaram a expectativa de faturamento em 43,75%.
Além disso, foram inauguradas novas filiais em Catanduva (SP), Goiatuba (GO), Pirajuba (MG), com lojas Coplacana, e Avaré, com a linha Massey Coplacana, com o objetivo de melhorar o atendimento aos cooperados.
A 6ª edição da CoplaCampo foi o último evento presencial do agronegócio em 2020 em razão da Covid-19. Ele ocorreu entre os dias 10 e 13 de fevereiro e contou com a presença dos cooperados, clientes e parceiros comerciais e nesta edição foram R﹩135 milhões em negócios, superando a edição anterior.
Novidades em opções de tecnologia para manejo de solo e amostragem para cana-de-açúcar, soja, milho e trigo estavam espalhadas entre os mais de 21 hectares com 75 empresas parceiras. Boa parte dos negócios gerados foram na aquisição de defensivos, fertilizantes, foliares, máquinas, implementos e varejo.
"As feiras são os momentos em que os cooperados têm oportunidades comerciais muito relevantes e também funcionam como vitrines tecnológicas onde eles podem conhecer novos produtos, tecnologias e serviços que estão sendo lançados no mercado", explica Roberto Rossi, diretor de negócios da Coplacana.
Entre os meses de janeiro e março, ocorreu a 7ª edição do CoplaSoja, feira que apresentou aos cooperados e clientes as novidades em inovação, tecnologia, técnica e soluções para a cultura da soja. Araras, Avaré, Igarapava, Itapetininga, Santa Cruz das Palmeiras, Taquarituba foram algumas das cidades que receberam o evento em 2020.
Com 47 parceiros comerciais, a Feira Digital Coplacana, que teve como intuito ser simples e acessível, atingiu R﹩ 200 milhões em vendas. Defensivos e fertilizantes representaram R﹩ 140 milhões. Com 47 parceiros comerciais, a feira atingiu R﹩ 200 milhões. Foram mais de 13.000 acessos na plataforma e o feedback foi positivo com acessos do Brasil e do exterior. Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e Patrono do Cooperativismo, foi o responsável pela abertura da semana de lives que abordaram diversos temas.
Para Rossi, a Feira Digital Coplacana obteve um impacto positivo e alcançou sucesso de vendas. "A Feira Digital Coplacana foi acessada por 13 mil pessoas de 17 países. Em uma feira presencial ou na ausência de um evento como este, certamente a Coplacana não seria vista em um raio tão amplo. Certamente isso se transforma em oportunidades para cooperativa", comemorou.
Já no mês de novembro, o Avance Hub, hub de inovação da Coplacana, foi o grande vencedor da categoria Inovação no Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano, em um evento promovido pelo Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O prêmio contou com 595 inscrições de 22 estados do país. No mesmo mês, a cooperativa criou uma loja virtual com mais de 100 itens para a casa e o campo.
Durante os 14 dias de evento, os clientes e cooperados puderam entender com mais detalhes sobre os produtos vendidos e receber dicas de uso por meio das lives no canal da cooperativa no Youtube.
Em 2020 foram revisados também os processos de formação de custos de rações da Coplacana, considerando a integração da área de grãos, que origina a matéria-prima, e a área produtiva. Este modelo de transferência de custos para as áreas competentes, chamado de transfer price, permite que a cooperativa melhore a gestão dos resultados e o retorno de investimentos de cada unidade de negócio. Em relação aos grãos, foram expandidas as bases de compradores, com foco na capitalização de melhores vendas e ganhos para a cooperativa.