Rumo Logística inaugura escritório em Primavera do Leste
O escritório servirá de base para as operações e a gestão das obras da Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, que se estenderá por mais de 700 quilômetros
Conectividade e rastreabilidade no campo serão o foco do Prêmio Fundação Bunge em 2024. Inspirado no Nobel, o Prêmio Fundação Bunge está entre as principais premiações científicas no Brasil e neste ano vai agraciar quatro pesquisadores em dois temas: “Desenvolvimento e uso de tecnologias e conectividade acessíveis para a sustentabilidade no campo” e “Rastreabilidade na produção de alimentos: segurança alimentar, capacitação e redução de assimetrias regionais”. As indicações dos pesquisadores com trabalhos de impacto nas duas temáticas poderão ser feitas por instituições e entidades científicas brasileiras até 30 de maio.
Os pesquisadores serão laureados em duas categorias: Juventude (até 35 anos) e Vida e Obra. Os dois cientistas agraciados na categoria Vida e Obra receberão o valor bruto de R$ 200 mil. Já os dois premiados na categoria Juventude receberão R$ 80 mil.
De acordo com Cláudia Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge, os dois temas estão na ordem do dia do setor do agronegócio. Apesar de ser uma potência agrícola, o Brasil ainda patina com a conectividade em áreas rurais. Segundo dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) o país tem somente 30% da sua área agrícola com sinal de internet. Mato Grosso, por exemplo, um estado chave para a produção de grãos nacional, tem menos de 15% da sua área com cobertura móvel. “A falta de conectividade no meio rural prejudica o país frente à evolução tecnológica dos equipamentos e técnicas usados na lavoura e também com a redução da produtividade e a baixa inclusão de pequenos produtores e povos tradicionais”, afirma Calais.
A rastreabilidade na cadeia de produção do agro é outro ponto fundamental para a conquista e a consolidação de mercados externos dos produtos brasileiros, além de uma ferramenta poderosa de sustentabilidade ambiental e social. “Esta é uma questão vital para a balança comercial do agro, sobretudo quando falamos de exportações. Mas é preciso entender também que a rastreabilidade é uma ferramenta, dentro muitas outras, para a promoção de uma agricultura mais sustentável e inclusiva”, explica a executiva.
O Prêmio Fundação Bunge tem como premissa que as indicações dos nomes dos cientistas sejam feitas por representantes das principais universidades e entidades científicas do país. Os currículos recebidos são avaliados por comissões técnicas independentes formadas por especialistas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura