Embrapa participa de Encontro Internacional sobre Programas de Apoio às Inovações Tecnológicas
Nova Santa Rita/RS deu início à colheita da safra de melão. No município, 85 hectares são dedicados à cultura, que envolve 42 famílias. Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Nova Santa Rita, Henrique Augusto Kramphorts, a safra está atrasada porque na época do plantio - em setembro - se registrou maior incidência de chuvas que o habitual.
Nova Santa Rita deve colher, neste ano, mais de 1.600 toneladas de melão. Com isso, de primeiro município em produção no Estado, passou a ser o segundo, ficando atrás de São Sebastião do Caí.
Kramphorts relata que além das variedades Gaúcho, Cantalupe e Sunrise no sistema convencional, o agricultor Américo Gloss se dedica ao cultivo de 0,1 hectare de melão ecológico. A comercialização é feita na Feira Ecológica do bairro Menino Deus, em Porto Alegre. O melão é apenas uma das culturas que complementam a diversidade de produtos que ele tem na propriedade.
Em virtude de ser um dos maiores produtores da fruta no Estado, Prefeitura de Nova Santa Rita, Emater/RS-Ascar e demais parceiros promovem a 8ª Festa do Melão nos dias 3 e 4 de dezembro, no Parque Municipal de Eventos Olmiro Brandão. Na programação estão shows, feira comercial, gastronomia variada e concursos de qualidade do melão e de receitas feitas com a fruta.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura