Com patrocínio de R$ 1,3 milhão em 2014, CESB avança com ações estratégicas que visam aumentar a produtividade da soja no Brasil

08.12.2014 | 21:59 (UTC -3)

Com investimento de R$ 1,3 milhão realizado neste ano por seus patrocinadores, o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) desenvolveu uma série de iniciativas visando estimular e promover o aumento da produtividade de soja no País. Ao longo do ano, o Comitê deu continuidade aos protocolos de sua Rede de Pesquisas e lançou mais dois novos temas a serem investigados cientificamente por renomados institutos de pesquisa: a utilização conjugada dos macronutrientes e a aplicação de nutrientes com o uso correto do espaço.

A entidade também promoveu mais uma edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja e organizou seu evento de premiação no Ministério da Agricultura, em Brasília, com a presença do Ministro Neri Geller, que prestigiou os campeões nacionais e regionais que foram premiados com uma viagem técnica para os Estados Unidos, a fim de conhecerem práticas inovadoras no plantio de soja.

Além disso, também foi criado o Grupo CESB G100 +, formado pelos produtores que alcançaram 100 ou mais sacas/ha, considerando todas as edições do Desafio, com o objetivo de identificar e disseminar práticas e métodos efetivos no aumento da produtividade de soja.

Também ao longo do ano foram realizados oito Fóruns Regionais, em diversos Estados, reunindo mais de 1.500 produtores, técnicos, pesquisadores e outros profissionais ligados ao agronegócio interessados em conhecer experiências bem-sucedidas no plantio da leguminosa e em discutir as práticas adotadas pelos vencedores do concurso na safra 2013/2014.

"Neste ano estabelecemos uma ousada meta para os próximos seis anos: queremos que 10% da área de soja plantada no Brasil adote alguma das nossas recomendações, a fim de que alcancem a marca de 67 a 90 sacas/ha. Pretendemos conquistar este objetivo por meio do desenvolvimento de uma plataforma tecnológica que servirá de referência ao sojicultor. Vale ressaltar, no entanto, que todas as iniciativas só são possíveis por conta da disposição dos 17 Membros do Comitê e do apoio constante dos patrocinadores, que acreditam e investem no potencial da sojicultura do País”, celebra Orlando Martins, presidente do Comitê.

Neste ano, o CESB contou com o patrocínio das empresas Syngenta, BASF, Arysta, TMG, Monsanto, Sementes Adriana, Agrichem e UPL do Brasil e comemora a entrada da BAYER CropScience e da Stollera este grupo.

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