Colombo aposta em máquina multiplataforma

Avanti passa por redesign e implementação de novas tecnologias e alcança ampliação na capacidade de operação

23.05.2023 | 13:49 (UTC -3)
Érica Bernardes

A Colombo tem concentrado suas atenções na projeção da Avanti – uma máquina multiplataforma para a colheita de grãos. Com a filosofia de “uma única máquina, múltiplas soluções”, o equipamento possui sistema MultiFaster, que incorpora agilidade e intercambialidade de acoplamento de plataformas para diferentes tipos de culturas. Sucesso na colheita de amendoim, a máquina passou por um processo de redesign e implementação de novas tecnologias. Com essa nova versão, o produto entrega mais eficiência e disponibilidade na colheita de grãos. Superada a etapa do amadurecimento do produto, ela passa a operar na colheita da cultura de milho nos Estados Unidos, ampliando sua capacidade de operação e cumprindo plenamente com a proposta para a qual foi desenvolvida.

Os mercados nacional e internacional têm recebido a novidade com muito entusiasmo, já que ela entrega a qualidade e a integridade dos grãos – requisitos necessários para o segmento de produção de sementes. Com isso, a marca que completa 50 anos em 2023 atende às projeções que apontam que a produção brasileira de grãos deverá alcançar 310,9 milhões de toneladas nesta safra 2022/23. O índice é uma estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que supera o do ciclo 2021/22 em 14,5% e representa um novo recorde histórico.  Ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a colheita deste ano vai totalizar 296,2 milhões de toneladas, com aumento de 12,6% ante 2022.

Evolução no projeto

No mercado desde 2019, a Avanti C 360 passou por algumas etapas no seu desenvolvimento para a evolução do projeto. Inicialmente, o equipamento passou pelas fases de testes nas culturas de amendoim, milho e soja – mais recentemente, a cultura do feijão também foi explorada. Nessas etapas, foram testados diversos tipos de plataformas de recolhimento e colheita, além de diversos componentes para que fosse possível aprimorar e extrair o melhor rendimento da máquina com a melhor qualidade de operação.

Alta capacidade e fácil conversão

Atualmente, ela consegue a extração de 3 e/ou 4 linhas de amendoim, por exemplo, ou seja, tem capacidade de aproximadamente 185 sacas (13.210 litros) e 143 sacas de soja. Para a cultura do amendoim, possui plataforma pantográfica, que possibilita o melhor acompanhamento das irregularidades do solo e confere menor índice de perdas. Sua esteira de descarregamento dos grãos é composta por lona de borracha e mantém a alta qualidade dos grãos, com fácil conversão para colheita de outras culturas. O sistema de trilha axial promove qualidade, preservação e integridade dos grãos, além de alta eficiência em seu sistema de limpeza, através de menor índice de impurezas dos grãos no depósito graneleiro, com sistema de operação 4x4 (com opção de 6x4 integrado).

Em relação ao sistema operacional, toda a tecnologia foi criada e desenvolvida pela própria Colombo, com dois displays, um para acesso das informações de máquina e colheita – em que é possível configurar rotações, velocidade e checar alguns dados extremamente importantes durante a operação e outro direcionado para acesso das informações de motor.

Equipada com um rotor que proporciona a trilha e separação de grãos assegura a qualidade e integridade dos grãos.

Equipada para os diferentes mercados

Possui transmissão 4x4 e 4x2, utilizando transmissão dianteira Class e TDS na traseira; motor John Deere 400 hp TIER 4; cabine Class; sistema de monitoramento e toda a tecnologia embarcada desenvolvida pela Colombo. Para o Brasil, ela possui as mesmas configurações, salvo motor, que é utilizado um Cummins de 400 hp.

Como diferenciais, a colhedora apresenta maior autonomia da categoria; escovas reguláveis de fácil manutenção; alta eficiência em limpeza e superior qualidade dos grãos; cilindro de trilha axial, peneiras de separação e turbina de sucção; maior capacidade da categoria: armazena 2.300 litros de café a granel; rodas direcionais (esterçamento), com correção de trajetos e maior agilidade em manobras de cabeceiras; utilização de apenas dois comandos hidráulicos do seu trator, e é uma máquina compacta, de fácil regulagem e baixo custo de manutenção.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro