Clima e tecnologia contribuem para produção recorde de grãos

05.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

“A produtividade e as boas condições climáticas, aliadas à tecnologia aplicada no campo, são as grandes responsáveis pela safra recorde de grãos no ciclo 2009/2010”, afirmou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães, ao anunciar a 11ª estimativa da produção agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com 147,1 milhões de toneladas, o recorde anunciado anteriormente (146,9 milhões) foi ultrapassado.

Para Guimarães, cada limite superado é sinal de que a agricultura está indo bem. “Estamos sempre perseguindo o aumento da produção”, enfatizou. O secretário lembrou que a utilização de modernos recursos pelos produtores e as circunstâncias climáticas favoráveis - que colaboraram com o cultivo de milho na região Centro-Oeste e soja no Sul - explicam o acréscimo de 8,8% da produção.

Os produtos e as regiões que chamaram atenção neste penúltimo levantamento de safra foram o milho em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com crescimento de 480 mil toneladas, e a soja no Rio Grande do Sul, com 300 mil toneladas a mais. Para o trigo, já na safra 2010, a previsão de colheita é de 5,347 milhões de toneladas, acréscimo de 240 mil toneladas em relação à safra 2009.

Mapa

www.agricultura.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro