Circuito Boi Verde mostra o potencial da raça Nelore

24.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Realizada nos dias 11 e 12 de junho, na unidade do Frigorífico Minerva, em Araguaína (TO), a 9ª etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças reuniu 336 animais de 15 pecuaristas. A avaliação dos lotes revelou que 78% dos animais tinham até quatro dentes, 73% pesavam de 17 a 21 arrobas e 26% estavam com acabamento mediano e uniforme.

A Fazenda São João da Providência (Bernardo Sayão/TO), de propriedade de Maria Elisabeth Pereira Dias e Outros, foi a campeã da etapa. O lote se destacou pela qualidade dos animais que foram criados totalmente a pasto: jovens, pesados e bem acabados. O resultado das avaliações do lote mostrou que 89% dos animas tinham até dois dentes, 83,3% pesavam de 18 a 20 arrobas e 94,4% apresentaram gordura mediana e uniforme. Para o gerente de produto da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e coordenador do campeonato, Guilherme Alves “o resultado mostrou o potencial do Nelore, fruto do melhoramento genético da raça”.

A Fazenda Canaã (Aragominas/TO), de Virgínia Borges Adriano, ficou em segundo lugar e a Fazenda Vale do Araguaia (Araguana/TO), de Nasser Iunes ocupou o terceiro lugar.

O campeonato é uma realização da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem o apoio da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, Coopers Saúde Animal, Dow AgroSciences, Riviera Tecnologia e Revista Dinheiro Rural. A etapa de Araguaina contou com a participação da Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) e do Frigorífico Minerva.

Próxima etapa será em Rondônia

Já está marcada a 10ª etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças para o período de 6 a 8 de julho, em Vilhena (RO), na unidade do Frigorífico JBS. São esperados cerca de 700 animais da raça Nelore para o julgamento in vivo e abate técnico, que acontecem no dia 6 e 7, respectivamente. No dia 8, está programado para acontecer a entrega de prêmios aos vencedores da etapa e também um ciclo de palestras. Os temas abordados serão Sustentabilidade, Boas Práticas Agropecuárias e Boi a Termo. Mais informações sobre as palestras podem ser obtidas pelo e-mail

.

Para participar da etapa, os interessados devem ligar para o telefone (69) 3316.1300, com Fernando ou Marcos.

Fonte: Contato Com - (15) 3326-3331

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro