Chuvas beneficiam desenvolvimento das culturas de verão no RS

As condições de tempo entre 24 e 31/01 foram um pouco mais favoráveis que as ocorridas desde o início de janeiro de 2022

04.02.2022 | 08:25 (UTC -3)
Taline Schneider

As chuvas ocorridas na última semana permitiram a retomada da semeadura do milho, que já atinge 98% da área total estimada, especialmente em sucessão às lavouras de fumo ou em plantio escalonado, prática tradicional mais ao Sul do Rio Grande do Sul.

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a reposição parcial de umidade nos solos, beneficiou igualmente as lavouras em estágios de desenvolvimento vegetativo (10%), florescimento (7%) e enchimento de grãos (20%), que totalizam 37% da área cultivada. Os cultivos em maturação alcançam 21% e apresentam estimativa de redução na produtividade inicial. A colheita evoluiu para 42% das lavouras (foto), consolidando perdas ocasionadas pela estiagem ao longo do ciclo do cereal.

O mesmo período foi caracterizado pela presença de baixos acumulados de chuva em todas as regiões do Estado e também favoreceram o desenvolvimento da soja pelo aumento do teor de umidade do solo e redução das altas temperaturas. O plantio está praticamente concluído (99% da área total estimada). Os cultivos avançam no ciclo e 22% já chegaram na fase de enchimento de grãos, 43% em floração e 35% ainda estão em germinação e desenvolvimento vegetativo. Produtores aproveitaram as condições do tempo mais favoráveis para realizar tratos culturais.

As condições de tempo entre 24 e 31/01 foram um pouco mais favoráveis que as ocorridas desde o início de janeiro de 2022. As temperaturas excessivas reduziram no momento que a cultura apresenta 58% da área em estágios reprodutivos: floração (36%) e enchimento de grãos (22%), enquanto que 5% da área já está em maturação e outros 37% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo. Também houve ocorrência de chuvas, mal distribuídas, mas que proporcionaram uma reposição parcial de mananciais, em algumas regiões produtoras, que apresentavam dificuldades na irrigação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro