C.E.S.A.R desenvolve solução tecnológica para agronegócio

16.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Utilizar a Tecnologia da Informação e Comunicação desenvolvida no Brasil para alavancar o agronegócio. Esse é o principal objetivo do C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

O objetivo do novo projeto é fornecer soluções tecnológicas desenvolvidas nacionalmente e de baixo custo que possibilitem o aumento da produtividade aos diversos setores do agronegócio brasileiro.

O trabalho vai direto ao campo com o desenvolvimento do Monitor de Irrigação, que permite acompanhamento e controle pelo celular do pivô central, um equipamento de irrigação de alta eficácia presente em culturas extensivas. Normalmente o pivô fica instalado no meio do plantio, afastado da sede das fazendas e a observação da lâmina d’água ou qualquer ajuste que ele necessite, tem que ser analisado localmente, um por um (é comum que existam vários equipamentos em uma mesma fazenda). Por este motivo, acontece de o equipamento desligar, jorrar água demais, ou de menos, por vários dias seguidos sem que seja percebido.

Com o dispositivo elaborado pelo C.E.S.A.R, o Pivô será monitorado e controlado na palma da mão, por um celular, possibilitando que o seu funcionamento seja observado sem dificuldades a todo instante, destaca a empresa. Com isto, o desperdício de água diminui e há aumento da produtividade, uma vez que o pivô fica ajustado para trabalhar em sua totalidade. A observação do equipamento indica que, estando tudo bem ajustado, a produtividade possa aumentar em até quatro vezes. Existem, hoje, 12 mil destes equipamentos de irrigação instalados em todo o país. “O monitor de irrigação é o primeiro de uma série de produtos e serviços que levamos para o agronegócio. Vamos explorar a utilização de TIC para trazer solução de problemas para o setor”, diz Eduardo Peixoto, executivo de desenvolvimento de negócios do C.E.S.A.R.

O agronegócio representa 35% da economia do país, com média de 27 milhões de pessoas trabalhando direta e indiretamente ligadas ao setor. Na safra atual, o Brasil deverá colher mais de 144 milhões de toneladas de grãos, o que representa cerca de 6% da produção mundial, com potencial para crescer ainda mais. “Para continuar sendo competitivo no mercado internacional e fazer frente à China, por exemplo, é preciso incrementar a produção e alcançar a produção de 300 milhões de toneladas de grãos até 2018”, esclarece Peixoto.

No Brasil são apenas 115 empresas que produzem soluções de software para o agronegócio, na sua grande maioria com soluções focadas em gestão. O maior uso de tecnologia no agronegócio evita desperdícios (especialmente de água) e aumenta ainda mais a produtividade. Este dado mostra que ainda há muito que avançar na junção da Tecnologia da Informação e Comunicação com o agronegócio brasileiro.

Desafio Brasil 2009 - Pivô Central é um dos quatro projetos C.E.S.A.R selecionados para participar da segunda fase do Desafio Brasil 2009, competição de empreendedorismo coordenada pelo Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da Fundação Getulio Vargas (GVcepe) com apoio da Intel. O projeto passou pelo crivo de 30 avaliadores, que forneceram seus feedbacks para os elevator pitches e sumários executivos dos mais de 40 competidores. Os participantes do Desafio concorrem a mais de R$ 30 mil em prêmios e a uma das duas vagas na Intel+UC Berkeley Technology Entrepreneurship Challenge.

Sobre o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.)

Com atuação de mais de 13 anos, o C.E.S.A.R. é um instituto privado de inovação que desenvolve produtos, processos, serviços e empresas com base na Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Atua como intermediador de centros de pesquisas, universidades e empresas, gerando uma rede de conhecimento para a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I). Conta com mais de 500 colaboradores nas cidades de Recife, São Paulo e Curitiba, esta última onde está situado o C.E.S.A.R. Sul, braço do instituto responsável pela abrangência de empresas regionais bem como o estudo do mercado local. Site:

Fonte: Lide Multimídia – Assessoria de Imprensa - (41) 3016-8083

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro