Brasil será o país parceiro da Hannover Messe 2026
Participação no maior evento de tecnologia industrial do mundo destaca papel estratégico nas energias renováveis e na transformação digital
23.09.2024 | 15:08 (UTC -3)
O Brasil será o país parceiro da Hannover Messe 2026. O anúncio foi feito por Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), e Jochen Köckler, presidente do conselho de administração da Deutsche Messe AG, durante a assinatura de um memorando de entendimento, hoje em Wolfsburg.
A escolha do Brasil como país parceiro destaca o foco do país em impulsionar a transformação industrial para uma economia sustentável, além de fortalecer sua posição como ator-chave no setor de energias renováveis e tecnologias sustentáveis.
O Brasil, maior economia da América Latina, possui cerca de 216 milhões de habitantes, vastos recursos agrícolas, de matérias-primas e energéticos, além de um setor industrial diversificado. Esses fatores posicionam o país como uma das principais potências econômicas globais. Além de ser um importante parceiro comercial, o Brasil também é um relevante polo de produção para empresas alemãs, conforme destaca a agência de promoção econômica do governo alemão, Germany Trade & Invest.
Para Jorge Viana, a participação do Brasil como país parceiro na Hannover Messe 2026 representa uma oportunidade estratégica. “Participar da feira permitirá estabelecer conexões entre empresas brasileiras e os principais atores do setor industrial, evidenciar nosso potencial competitivo e atrair investimentos que impulsionarão o avanço sustentável e a digitalização do nosso setor industrial”, afirmou.
O presidente da Deutsche Messe AG, Jochen Köckler, ressaltou a importância do Brasil no cenário global. Ele destacou que o país possui um papel central nas tecnologias renováveis e digitalização, além de sua relevância geopolítica. “A parceria com o Brasil é de imensa importância estratégica, especialmente diante das mudanças na economia global”, disse, reforçando o papel fundamental do Brasil para a Europa e a Alemanha na construção de um ambiente industrial sustentável.
O embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, também celebrou a parceria, enfatizando que a Hannover Messe 2026 será uma vitrine para as energias renováveis competitivas do Brasil. Segundo ele, essas energias irão acelerar a transformação industrial sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono, evidenciando as capacidades tecnológicas do país.
A Alemanha é o principal parceiro econômico do Brasil na Europa. Mais de 1.500 empresas alemãs operam no Brasil, contribuindo com cerca de 10% do PIB industrial brasileiro e gerando 250 mil empregos. Diante de um cenário geopolítico em mudança, o Brasil assume um papel estratégico para a Alemanha, principalmente nas áreas de proteção climática, oferta de mão de obra qualificada e cadeias de suprimentos. A revitalização do setor industrial brasileiro é um dos focos do país, tornando-o um mercado atraente para soluções e produtos que serão exibidos na Hannover Messe.
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura