Brasil auxilia Bolívia na criação de políticas de abastecimento

29.06.2012 | 20:59 (UTC -3)
Mônica Simões

Uma equipe de dez representantes do governo boliviano vem à Conab nesta sexta-feira (29), para conhecer a experiência da Companhia em relação a políticas públicas de produção e abastecimento por ela desenvolvidas. O objetivo é formular sistemas similares para serem implementados naquele país. A comitiva, que ficará no Brasil até o dia 6 de julho, é composta por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Rural e Terras (MDReT) e da Empresa de Apoio á Produção de Alimentos (Emapa) da Bolívia. A ação é parte de um acordo de cooperação técnica e científica firmado em 1996 entre os dois países para transmissão de conhecimentos na área da agricultura.

Segundo o analista de mercado da Superintendência de Gestão de Oferta da Conab, Paulo Morceli, este projeto é desenvolvido em três vertentes, ligadas ás políticas de produção e abastecimento, os custos de produção e levantamentos de safra, e o apoio á agricultura familiar. "Iremos mostrar os trabalhos executados pela Conab nessas três áreas, inclusive levando-os a campo", explica Morceli. "Em seguida, eles devem detalhar os pontos de interesse e poderemos auxiliar o governo boliviano a criar uma legislação adaptada á realidade deles".

No ano passado, o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, esteve em La Paz como parte do acordo de cooperação técnica. Este ano, a comitiva de bolivianos possui representantes de todas as áreas ligadas á agricultura no país. Os primeiros técnicos chegaram na segunda-feira (25), para participarem da reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), mas a equipe estará completa na abertura oficial do evento, realizada no auditório da Conab, em Brasília, na própria sexta-feira.

Os custos da viagem estão sendo cobertos em grande parte pelo governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro